top of page

20 anos sem Mamonas


Pouco mais de sete meses. Esse foi o tempo necessário para os Mamonas Assassinas saírem do anonimato para o topo de uma carreira musical de sucesso. Porém, esse fenômeno foi interrompido por um trágico acidente de avião, há exatos 20 anos.

E como explicar esse fenômeno? A banda trazia uma mistura de diversos gêneros musicais, desde o forró até o heavy metal. Além disso, contribuíram na desconstrução de diversos tabus e preconceitos, abusando de letras bem-humoradas e de apresentações extremamente originais e cômicas. Para completar, o carisma de seus integrantes era único, tornando impossível desgostar do conjunto, independente da idade.

Eles passaram a ser amados por milhões de brasileiros, conquistando espaço em diversas emissoras de televisão, rádios, e arrastando multidões em seus shows, sendo apelidada de "rolo compressor" por conta do imenso sucesso.

De lá pra cá, a banda emplacou diversos hits como 'Pelados em Santos', 'Chopis Centis', 'Vira-Vira', 'Robocop Gay' e vendeu mais de 5 milhões de cópias, sendo um dos maiores fenômenos do rock brasileiro, e mesmo 20 anos depois, ainda faz muita falta. Quem se lembra da década de 90 sem lembrar dos Mamonas? Quem não gostaria de ter tido a oportunidade de ir a um show deles nesses curtos 7 meses de atividade?

Entretanto, assim como tudo e todos, os Mamonas também tinham um passado: a banda Utopia. Inspirados por grupos como Legião Urbana e Barão Vermelho, possuíam letras mais sérias, deixando o humor de lado. Em 1992, os músicos tentaram tocar no grande ginásio de Guarulhos, Paschoal Thomeo, mas foram rejeitados pelo dirigente, que mandou que voltassem quando fizessem sucesso. E assim o fizeram. Após a grande mudança “Utopia-Mamonas” e ao atingirem tamanho sucesso, os mesmos foram convidados para tocar no ginásio. Aceitaram. E abriram o show como Utopia. Na mesma noite, mas já como Mamonas, o vocalista (Dinho) fez um desabafo durante o show – discurso já conhecido nas redes sociais:

Se um dia o Brasil terá algum artista que seja um fenômeno tão grande quanto os Mamonas Assassinas foram, não podemos saber. O que se sabe é que eles se foram e deixaram um eterno buraco no povo brasileiro, uma eterna saudade

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page