CENA: A importância dos contatos para a sua banda #1
A coluna CENA vai ao ar nas quartas feiras, e nela eu trago algumas dicas que são importantes e úteis se você tem uma banda e quer fazer ela crescer. E a coluna de hoje vai falar um pouco sobre a importância dos contatos para a sua banda.
Camarones Orquestra Guitarrística, em sua turnê independente pela Europa em 2015.
Como em qualquer mercado, sua rede de contatos é fundamental para que seu negócio seja um sucesso, e com a música não é diferente. O mercado musical é extremamente dependente de network, e é importante que quem tem banda e está acostumado ao bom e velho DIY (faça você mesmo) entenda como isso funciona.
As cenas independentes são compostas pelas próprias bandas, produtores, casas de show, profissionais de todos as áreas, como áudio, imagem, audiovisual, produção artística, e principalmente pelo público. E para que você tenha oportunidades de tocar nos lugares que você almeja, dividir o palco com as bandas que você admira, viajar para lugares que você pretende conhecer, você precisa conhecer e criar relações com toda essa rede.
Mas como conhecer pessoas da área? Simples: vá aos eventos independentes, pesquise quem são as pessoas envolvidas, conheça as bandas. Nessa hora você não pode ter vergonha. A internet é uma ótima ferramenta para conseguir pesquisar quem são essas pessoas, e as vezes até para uma abordagem inicial, mas é sempre importante que haja um contato no "mundo real" também.
Ao ir nesses eventos, você vai ter um contato direto com o público, e com todas as pessoas envolvidas nos eventos, e essa é a chave para conhecer essas pessoas.
É fundamental que você entenda que a cena precisa se sustentar, e que ninguém vai crescer sozinho. Você precisa de bandas ao seu lado, precisa de ajuda assim como os outros também precisam de você, e que há uma troca: eventualmente você pode arranjar algum show por causa de um desses contatos, e é legal se você retribuir o favor, e tentar também ajudar os caras, e assim criar uma relação de mutualismo.
Existem diversas bandas nacionais independentes que estão tocando em todo o brasil e também fazendo turnês fora do país, isso tudo graças aos contatos que fizeram ao longo de anos de circuito independente.
Alguns exemplos de bandas que conseguiram isso nos ultimos anos:
A INKY é uma banda de São Paulo que ano passado fez uma Tour pela America Latina, passando pelo palco principal do Festival Primavera Fauna, no Chile.
Camarones Orquestra Guitarrística é uma banda de rock instrumental de Natal que ano passado fez uma Tour pela Europa, passando por palcos incríveis como o do Festival Primavera Sound, em Barcelona, e esse ano também fez uma turnê pela América Latina.
Far From Alaska também é uma banda de Natal que vem tocando nos últimos anos nos principais festivais independentes de todo o brasil, e recentemente fez sua primeira Tour nos Estados Unidos, passando também pelo festival SXSW, em Austin, TX.
Far From Alaska no SXSW, em Austin, TX. Foto por André Peniche.
Boogarins é uma banda de Goiânia que já teve diversas passagens pelos Estados Unidos e Europa, e em breve embarcam em mais uma tour para a América do Norte.
Quarto Negro é uma banda de São Paulo que também marcou presença na Europa e Estados Unidos.
E assim como esses exemplos, existem diversas bandas que estão marcando presença em festivais e casas de shows de todo o mundo cada vez mais, e fazendo isso tudo graças a sua rede de contatos.