top of page

CENA: A importância de ter um bom material gravado para a sua banda #2


A coluna CENA vai ao ar nas quartas feiras, e nela eu trago algumas dicas que são importantes e úteis se você tem uma banda e quer fazer ela crescer. E a coluna de hoje vai falar um pouco sobre a importância de ter um bom material gravado para a sua banda.

Sala técnica do Estúdio Superfuzz, no Rio de Janeiro.

Se você tem uma banda autoral, e quer sair da garagem para os palcos, é fundamental que você tenha músicas. Mais do que isso, é fundamental que você tenha músicas gravadas em uma qualidade razoavelmente boa. É compreensível que para uma banda que está apenas começando, gravar seu som em um bom estúdio, com bons profissionais é algo que envolve dinheiro, e na maioria das vezes, acaba saindo maior do que o orçamento que você calculou lá atrás.

Alguns dos motivos pelo qual o orçamento quase sempre é extrapolado, é que as pessoas acabam esquecendo algumas etapas do processo de gravação. Para gravar, é preciso primeiramente que a sua banda esteja bem ensaiada, que as músicas passem por uma fase de amadurecimento dentro do próprio processo criativo. Então você já possui o custo de ter que ensaiar durante meses com sua banda, para ter as músicas em um estágio necessário para que elas sejam gravadas.

Após isso, quando você falar: "Ok, estamos prontos para gravar!" é o momento que você deve procurar alguém para gravar o seu som. Tente encontrar algum produtor que se encaixe com o seu som, algum estúdio que esteja em conta com seu orçamento. Pesquise quem gravou as bandas que fazem parte da sua cena local, quais são as gravações que você mais gostou, busque referências que se encaixem com seu som, e finalmente entre em contato com o produtor/estúdio que você acredite que tenha o melhor custo benefício. Mas tenha em mente que qualidade é fundamental nesse processo: se o seu orçamento não for muito grande, muito mais vale que você grave um EP de 4 músicas em qualidade boa do que um CD com 12 músicas em qualidade medíocre.

Alguns dos benefícios de ter um EP são que você terá um primeiro material pras pessoas entenderem o que é a sua banda. Além disso, é um processo muito mais rápido e barato do que gravar logo um disco de cara, e também é uma ótima maneira de você ter um primeiro contato com um produtor, com um estúdio de gravação e entender como funciona todo esse processo, e no final, você vai perceber que evoluiu e aprendeu muito com isso, e quando chegar a hora de finalmente gravar um CD, o resultado vai ficar muito melhor.

Além disso, ter um EP te possibilita começar a tocar por aí, divulgar seu som na internet e pessoalmente (ainda melhor se você fizer uma distribuição física, onde as pessoas possam encontrar seu EP nos shows). Com algum material gravado, mesmo sendo poucas músicas, a sua banda já começará a ter mais espaço e será melhor vista pelo público e pelas outras pessoas que compõem a sua cena.

Após esse processo todo, é importante que você tenha em mente que uma banda não pode parar. Se você lançou um material esse ano, ficar mais 2 ou 3 anos sem lançar nada, as pessoas vão se esquecer da sua banda. É fundamental que você seja criativo, e esteja sempre inventando maneiras de fazer com que as pessoas vejam conteúdos novos, músicas novas, vídeos novos, mas sempre lembrando que se você vai apresentar algo ao seu público, você deve se preocupar com a qualidade.

A minha experiência

Antes de finalizar, gostaria de compartilhar com vocês a minha breve experiência no processo de gravação e a importância que isso teve para a minha banda. Eu faço parte da Two Places at Once, uma banda de Rock Alternativo do Rio de Janeiro. A banda possuía um EP quando eu fui convidado pra entrar, e então no ano seguinte partimos para a gravação do primeiro disco da banda, entitulado 'Birdtraps'. Nós resolvemos gravar com a mesma equipe que gravou o EP: Elton Bozza (produção), Gabriel Zander (Mix e Master), no Estúdio Superfuzz.

Produtor Elton Bozza, mixando no Estúdio Superfuzz.

Gravar um disco pela primeira vez é algo que te faz amadurecer e aprender muito como músico. Você passa a se envolver dia e noite durante várias semanas em um projeto, e vê as músicas surgindo desde a primeira nota que você grava até entrega do material masterizado em suas mãos. E o contato com um produtor é fundamental para ampliar seus conhecimentos não só sobre o seu instrumento, mas sobre a música como um todo.

Ter um material gravado foi fundamental para tudo que fizemos até hoje. Isso possibilita que a sua banda crie um público que gosta do seu som, permite que você conheça outras bandas e crie laços de amizade, e faz com que você toque em diversos lugares, tanto na sua cidade, quanto fora.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page