CENA: Como usar a internet a favor da sua banda #3
A coluna CENA vai ao ar nas quartas feiras, e nela eu trago algumas dicas que são importantes e úteis se você tem uma banda e quer fazer ela crescer. E a coluna de hoje vai falar um pouco sobre como usar a internet a favor da sua banda.
Na década de 90, momento em que as grandes gravadoras viviam o seu auge, a venda de CDs físicos era responsável pela esmagadora maioria do mercado, e talvez não houvesse muita ligação entre música e internet. Porém, hoje vivemos numa era extremamente digitalizada e globalizada, e isso afetou e girou o mercado de cabeça pra baixo.
Fonte: Estadão
Essa não é uma má notícia, visto que houve uma democratização da música tanto para novos artistas, quanto para o público. Hoje, qualquer um de nós pode ter livre acesso a qualquer música no mundo só com alguns cliques. Um exemplo de uma grande mudança no mercado musical recente: O Streaming (Nesse link de uma matéria do estadão existem algumas informações muito úteis sobre o crescimento do mercado musical e também sobre a importância do streaming nesse seguimento).
Agora, vamos a parte que interessa: como aplicar isso para a sua banda? Você deve estar totalmente atualizado e entender como funciona esses mecanismos para assim usá-los a seu favor. Na era do excesso de informação, é dificil fazer a sua banda se sobressair entre as outras, e para isso, é fundamental que você esteja em todo lugar todo o tempo. Redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat são ótimas formas de se comunicar em tempo real e atualizar sempre seu público. O YouTube é ótimo para lançar seu material. É fundamental também que você coloque suas músicas nas plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Apple Music, Soundcloud, etc. Para colocar suas músicas em algumas dessas plataformas, é necessário que você tenha algum meio de distribuição digital (exemplo: One RPM, TuneCore, Believe).
Fonte: http://vaultmg.com/
Se você já está lá, uma boa forma de popularizar seu som de forma gratuita é através de Playlists. Procure curadores de playlists (ou seja você mesmo um criador de playlists), veja se eles teriam interesse em colocar seu som lá, e se ele se enquadra na proposta da playlist. Use a internet a seu favor. Pesquise, corra atrás, entre em contato com as pessoas. Use as dicas que estão nessa matéria. Se você conseguir entrar em playlists que tenham um bom número de seguidores, sua música pode viralizar e chegar ao ouvido de milhares de pessoas ao redor do brasil e de todo o mundo. Mas lembre-se de se preocupar em manter um bom nível de qualidade nos seus materiais, como fotos, videos e músicas bem gravadas.
Um Exemplo (retirado dessa matéria)
Um artista independente chamado Perrin Lamb lançou um disco que não estava ganhando muita atenção.
De repente, mais de um ano depois, uma música desse artista foi parar em uma playlist oficial do Spotify. Hoje, essa música foi tocada mais de 10.000.000 vezes no Spotify, o que também ajudou a aumentar o número de plays em outras músicas desse mesmo artista, alavancando sua carreira.
Playlist do Spotify Brasil que revela novos talentos.
Aqui no Brasil, alguns novos artistas também estão sendo mostrados ao grande público através de algumas playlists, como: Novo Som, Indie Brazuca, Palco Underground e Música do Dia.