Especial Rage Against the Machine
O álbum Evil Empire completou 20 anos e nada melhor que um especial Rage Against the Machine ou RATM (Como iremos chamar daqui pra frente) pra comemorar! Pra começar, o primeiro sucesso deles, Ouça aí: RATM - Killing in the Name
A banda foi formada em 1991 após Tom Morello, o guitarrista extremamente criativo da RATM, assistir uma apresentação Freestyle de Zack de la Rocha, o vocalista explosivo da Rage. Morello chamou o baterista Brad Wilk, que havia feito um teste para uma de suas antigas bandas, e Zack chamou Tim Commerford, seu amigo de infância, para completar a banda no baixo. A primeira demo da banda, chamada Rage Against the Machine, já mostrava o espírito revolucionário e som característico da Rage Against the Machine, e, com isso, conseguiram um contrato com a Epic Records, uma grande gravadora. Logo após foi lançado o álbum homônimo da banda, com apenas 5 músicas da demo que de fora.
A banda participou da abertura do festival Lollapalooza em 1993. Ainda não havia acontecido o lançamento oficial do Evil Empire. Durante sua temporada inicial de nove anos, eles se tornaram uma das bandas mais populares e influentes da história da música, segundo a jornalista musical Colin Devenish. Ouça aí: RATM - Know Your Enemy
Em 16 de abril de 1996 foi lançado Evil Empire, que foi direto para o primeiro lugar do Top200 da Billboard. O álbum fez um estrondoso sucesso de crítica e continha hits como Bulls On Parade, People of the Sun, Vietnow, Revolver, Roll Right e Tire Me .
Durante a gravação de Sleep Now in the Fire, um dos muitos hits de Evil Empire, em 26 de janeiro de 2000, a banda foi expulsa da frente da Bolsa de Valores de New York, após causar um grande tumulto. Os membros da Rage Against the Machine foram presos. Ouça aí: RATM - Sleep Now in the Fire
Logo após RATM estourar e se lançar na cena musical, a banda foi recebida com muitas críticas, por sua música "ferozmente polêmica", como diziam os políticos. A banda trazia ideologias características de esquerda, contra a América corporativa, o imperialismo cultural, a desigualdade social e a opressão do governo.
Eles conquistaram o trigésimo terceiro lugar no top 100 da VH1 de Grandes Artistas do Hard Rock.
No início de 1998 a banda gravou a música "No Shelter" para o filme "Godzilla". No meio do ano, a banda já começava os preparativos para a gravação do álbum "The Battle Of Los Angeles".
Em 18 de outubro de 2000, o vocalista Zack De La Rocha fez um anúncio oficial sobre deixar a band: "Sinto que é necessário abandonar os Rage, pois não estamos conseguindo tomar decisões em conjunto", disse, se referindo a imprensa. "Já não funcionamos mais como um grupo e, eu acredito que esta situação está destruindo os nossos ideais políticos e artísticos. Estou muito orgulhoso com o nosso trabalho, quer como ativistas quer como músicos. E também grato a cada pessoa que expressou solidariedade e partilhou esta incrível experiência conosco". Respondendo à declaração de Zack, Tom Morello disse: "Eu não tenho maus sentimentos, e desejo que Zack se dê bem com seu projeto solo. Mas todos estão animados com as 29 músicas que nós temos gravadas, e algumas delas vão ser lançadas logo." Disse se referindo ao álbum com covers, que foi lançado meses depois.
Há quem diga que uma das razões da saída de Zack foi o fato ocorrido no mês anterior durante a apresentação VMA, no qual Tim Commerford escalou uma estrutura do palco e teve que ser retirado do Radio City Music Hall pela segurança. Ele fez isso em protesto ao fato da banda Limp Bizkit ter ganhado o prêmio de banda de rock de ano.
O tal álbum de covers da banda, intitulado Renegades, foi lançado em 5 de dezembro de 2000, e contava com "How Could I Just Kill A Man", Cypress Hill, "Maggies's Farm", Bob Dylan e "Renegades Of Funk", Afrika Bambaataa.
Zack se dedicou a sua carreira solo, enquanto que os outros integrantes do RATM se juntaram a Chris Cornell, ex-vocalista do Soundgarden, e formaram o Audioslave, que teve o primeiro disco lançado em novembro de 2002. No ano seguinte, saiu o disco Live at the Grand Olympic Auditorium, que contém uma apresentação ao vivo do Rage Against the Machine.
Em 2007, a banda fez uma volta a sua formação original para uma apresentação no festival Coachella e depois acabaram resolvendo estender essa volta para alguns outros shows. Essa reunião deu uma leve gota de esperança aos fãs da banda que queriam muito a volta do RATM.
Após essa reunião da banda surgiram muitos boatos falsos que sustentaram a esperança dos fãs da banda.
Depois de se confirmar uma digressão pela Austrália na edição de 2008 do Big Day Out, os RATM anunciaram o regresso à Europa, para o Rock Am Ring e Rock Im Park na Alemanha e o Pinkpop Festival nos Países Baixos. A 13 de dezembro de 2007, foi confirmado o regresso dos RATM a Portugal para um concerto no festival Optimus Alive!, em Algés, a 10 de Julho de 2008. Pouco depois, em 2009, a banda esteve presente no festival Rock in Rio Madrid.
Eis que no dia 9 de outubro de 2010, o RATM faz sua primeira passagem pelo Brasil para tocar no Festival de música SWU na cidade de Itu sendo assim uma das bandas mais esperadas. Apesar de algumas falhas no som e na organização, o primeiro show em solo brasileiro teve grande impacto e recebeu elogios. Tom Morello vestiu o boné do MST durante a execução da canção Wake Up e Zack dedicou a canção People of The Sun ao MST. Segundo o Centro de Mídia Independente e outros sites de jornalismo alternativo, o Multishow, que havia prometido a transmissão "na íntegra" do show da banda, teria censurado a exibição com o corte da transmissão após 35 minutos de seu início, no exato momento em que o guitarrista Tom Morello colocou um boné do MST. O canal alegou que a transmissão foi interrompida por problemas técnicos após invasão da área restrita à equipe de transmissão e não pode ser confirmado qual informação era verdadeira. Entretanto, é incontroverso que os elogios que o vocalista Zack de La Rocha fez ao Movimento dos Sem Terra brasileiro foram suprimidos da transmissão que o canal Multishow fazia, tendo ocorrido censura pelo menos nessa parte. No dia 10 de outubro Tom Morello deu a seguinte declaração em sua conta no Twitter sobre o ocorrido: "Eu entendo que a rede cortou quando eu coloquei o boné do PST. Isso significa que nós estamos vencendo". E depois corrigiu dizendo que o correto era MST, e não PST. No entanto em 30 de julho de 2011 o RATM fez o que pode ser sua ultima apresentação para comemoração dos vinte anos da banda no festival chamado L.A Rising. No entanto o futuro da banda é incerto.
A discografia da banda é composta por quatro álbuns de estúdio e dois ao vivo. Os álbuns de estúdio são intitulados: Rage Against The Machine (1992), Evil Empire (1996), The Batle Of Los Angeles (1999), Renegades (2000). Os álbuns ao vivo são intitulados: Live & Rare (1998), Live At The Grand Olympic Auditorium (2003).
A videografia da banda é composta por três DVDs. São eles: Rage Against The Machine (1997), The Battle Of Mexico City (1999), Live At The Grand Olympic Auditorium (2003).
As músicas da banda que tem videoclipes são: "Killing in the Name", "Bombtrack", "Bullet in the Head", "Freedom", "Bulls On Parade", "People of the Sun", "No Shelter", "Guerrilla Radio", " Sleep Now in the Fire", "Testify", "Renegades of Funk", "How I Could Just Kill a Man".
Essa foi a homenagem MADM ao aniversário de 20 anos do álbum Evil Empire. Aproveitamos para fazer um especial mais do que necessário quando se trata de uma banda tão competente quanto RATM. Esperamos que tenham gostado e se você ainda não ouviu o som deles mas leu por curiosidade, ouça! É uma recomendação MADM para nossos leitores.