top of page

OFUSCA leva novos artistas da música brasileira à lonas culturais da Zona Norte e Zona Oeste


Veículo musical da cantora e produtora Aline Paes estacionará em sete lonas (Pavuna, Penha, Madureira, Campo Grande, Maré, Jacarepaguá e Guaratiba) com apresentação de artistas que nunca se apresentaram nas regiões

Comemorando um ano da estreia do projeto “Ofusca”, que circulou pela Barra, Centro e Zona Sul, a cantora e produtora Aline Paes decidiu levar o veículo ainda mais longe. Com patrocínio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, o fusca mais charmoso da cidade irá passar, entre os meses de maio e junho, por sete bairros: Pavuna, Penha, Madureira, Campo Grande, Maré, Jacarepaguá e Guaratiba. O projeto tem a missão de oferecer música de qualidade, gratuitamente e em espaços públicos. Dessa vez, a ideia é levar para esses bairros artistas que nunca se apresentaram nessas regiões, ou se apresentaram poucas vezes, para mostrar a esse público o seu trabalho. “Queremos que a troca cultural entre diferentes agentes da cidade seja cada vez maior e aconteça de forma fluida, democrática e criativa. Por isso é importantíssimo pensarmos em projetos que levem novos artistas a novos públicos, descentralizando o escoamento dessa produção musical”, comenta Aline, idealizadora do projeto.

Entre os artistas convidados desta turnê estão os grupos instrumentais Bondesom e Pandeiro Repique Duo, a cantora e compositora Luiza Sales, o grupo vocal Ordinarius e o duo Nina Wirtti e Luis Barcelos. As apresentações terão, em média, 1h30 de duração e contará com uma abertura da própria Aline Paes, mostrando um pouco do seu último disco “Batucada Canção”, seguido pela apresentação do artista convidado. Todos os shows são gratuitos.

O veículo, de 1974, foi comprado por Aline em 2007, em uma feira de carros antigos. A cantora utilizava o carro diariamente, até que decidiu aposentá-lo. Anos depois, Aline pensou que aquele carrinho poderia ser muito mais que um veículo e o adaptou para ser um “veículo musical”. Para esta turnê, OFUSCA foi repaginado e contará com caixas de som mais potentes, luzes de LED e mantas magnéticas coloridas.

Além de levar novos artistas da música independente para esses bairros, Aline também tem a ideia de mapear os artistas dessas regiões e convidá-los para apresentações no OFUSCA ou divulgar os trabalhos deles nas redes sociais do projeto. “Queremos que OFUSCA seja um palco para artistas de diferentes estilos. Nossa ideia é ampliar o público dos artistas independentes do Rio e nada melhor que isso aconteça de forma gratuita, itinerante e com uma pitada de originalidade!”, diz a cantora.

Sobre Aline Paes

Cantora e Bacharel em Produção Cultural, pela Universidade Federal Fluminense, Aline Paes é produtora artística do MIMO Festival, maior festival de música instrumental do país.

Iniciou a carreira artística em 2009 com seu primeiro show solo “Noite aberta", em 2009, no qual privilegiou compositores de sua geração e, no ano seguinte, foi vencedora do Prêmio Divas da Música Brasileira, concorrendo com cantoras de todo o país.

Em 2012, estreou seu duo com o violonista André Siqueira no show "De Lendas e Barcos as canções de Thiago Amud", apresentando o ousado repertório deste jovem compositor carioca. Nesse mesmo ano, a cantora viajou para Nova York e Filadélfia, onde se apresentou com artistas locais e brasileiros como Pandeiro Repique Duo e Carlos Malta.

Em 2015, lançou pela Biscoito Fino seu elogiado primeiro CD “Batucada canção”, que lhe rendeu excelentes críticas de Mauro Ferreira, Leonardo Lichote e da Revista Rolling Stone Brasil, que a classificou como "Revelação". A produção musical do disco é assinada pela cantora com o músico Bernardo Aguiar. O disco está na lista de pré-selecionados para o Prêmio da Música Brasileira 2016 e está na lista de 150 melhores álbuns de 2015 pelo blog TRAMP.

Atualmente, Aline circula com o show "Batucada Canção", aprovada no Circuito Musical Fomento Olímpico Viva o Talento e no edital "Quintas no BNDES", com apresentação prevista para Setembro.

PROGRAMAÇÃO OFUSCA – VEÍCULO MUSICAL 2016

MAIO

Domingo - 8/05 – 16h

Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró

Parque Ary Barroso, S/N – Penha

Artista: Luiza Sales

Luiza Sales é cantora, compositora e produtora. Primeira brasileira a tornar-se Mestre em Contemporary Performance pela Berklee College of Music, lançou seu primeiro CD, "Breve Leveza", em 2012. É idealizadora do projeto Meninas do Brasil, que lançou 22 vídeos em 2015 apresentando o trabalho de 10 mulheres compositoras da cena independente brasileira. À convite do Ofusca, levará pela primeira vez seu show "Aventureira" até a Arena Dicró, na Penha, apresentando as canções de seu segundo CD solo homônimo, lançado em 2015. O CD foi produzido através de crowdfunding que envolveu mais de 250 fãs, realizando shows de lançamento no Circo Voador e Teatro Solar de Botafogo. No repertório, músicas inéditas dos jovens Luiza Sales, Vinicius Castro, Yuri Villar e Pedro Mann aparecem ao lado de canções de Djavan, João Bosco, João Donato e Ivan Lins.

Link:

Sexta - 13/05 – 15h

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra

Praça Ênio, S/N – Pavuna

Artista: Marina Íris

Finalista da 3ª Amostra do Concurso Novos Bambas do Velho Samba, Marina traz em seu trabalho o melhor do samba carioca, em composições autorais, assim como em repertório das décadas de 50 e 60. Nos últimos anos, fez shows homenageando grandes compositores como Paulo Vanzolini, João Nogueira, Cartola, Dorival Caymmi, Nássara, Pedro Caetano, Mario Lago em temporadas nas casas mais tradicionais do Rio, como Semente, Bola Preta, Bar do Tom, Centro Cultural Carioca, Centro de Referência da Música Carioca e Rio Scenarium. Desde 2012, Marina se apresenta regularmente no palco do Carioca da Gema, na Lapa, na qual comanda as noites de sexta-feira ao lado do cantor Julio Estrela. Seu disco de estreia, “Marina Íris”, foi lançado em dezembro de 2014 e reúne composições autorais que são verdadeiras crônicas de sua geração. Marina estará à frente do Ofusca no dia 13 de Maio, trazendo o melhor de seu samba carioca pela primeira vez na Pavuna.

Link:

Domingo – 15/05 – 16h

Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró

Parque Ary Barroso, S/N – Penha

Artista: Bondesom

O sexteto de música instrumental brasileira tem um trabalho autoral de composições que se notabilizam por melodias marcantes em temas que soam como canções instrumentais. A conversa musical entre os músicos é evidente e provocante, e a base rítmica carrega com força a mistura de ritmos populares brasileiros com jazz, punk, ritmos latinos e afro-brasileiros. Desde 2002 em atividade, gravou três discos autorais: “Bondesom” (2008), “Procurando Lola” (2012) e “Três” (2014). Além da qualidade musical, o grupo também se destaca por seu relevante trabalho de difusão e fomento à música instrumental no Rio de Janeiro, levando seu som à diversos ambiente e públicos. Pela primeira vez na Penha, conduzidos pelo Ofusca, o grupo promete um show imperdível!

Link:

Quarta – 18/05 – 14h

Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha

Rua Soldado Elizeu Hipólito, 138 – Guaratiba

Artista: Nina Wirtti e Luis Barcelos

O duo de bandolim e voz, inédito na história recente da música brasileira, lança um olhar contemporâneo para as tradições musicais gaúchas e latinas, em diálogo com a nova safra de compositores do Rio de Janeiro e do Norte do país. O duo apresentará o show “Chão de caminho”, título de uma canção inédita de Yamandu Costa e Paulo César Pinheiro, composta especialmente para este projeto. O show reúne canções nostálgicas de Dorival Caymmi e Lupicínio Rodrigues, ao mesmo tempo em que almeja a essência latino-americana da música brasileira, através de influências dos ritmos cubanos e argentinos. A brasilidade e a inovação de Nina Wirtti e Luís Barcelos estão no resgate das conexões entre o choro e o samba, tipicamente nacionais, com o tango e a habanera, na busca de um Brasil profundo, que assimile os gêneros tipicamente urbanos sem perder de vista a dimensão continental e interiorana de nosso país. Luis Barcelos é bandolinista, cavaquinista, compositor e arranjador. Nina Wirtti é cantora, uma das mais intensas intérpretes da atual cena carioca.

Sábado – 21/05 – 16h

Lona Cultural Municipal Elza Osborne

Estr. Rio do A, 220 - Campo Grande

Artista: Pandeiro Repique Duo

Pandeiro Repique Duo é o resultado do encontro destes instrumentos típicos da alma carioca, da percussão brasileira. ​Bernardo Aguiar e Gabriel Policarpo colocam lado a lado o virtuosismo do pandeiro e do repique extrapolando suas origens regionais. Lançado em 2012, o primeiro álbum do duo é um registro daquilo que eles vem fazendo nos palcos do Brasil e do mundo. Utilizando apenas pandeiros e repiques (combinados por vezes com suas vozes), o álbum conta ainda com um CD bônus com as participações especiais de Yamandú Costa, Nicolas Krassik, Carlos Malta, Marcos Suzano, Mestre Ciça e o cantor tanzaniano Ashimba.

Link:

Sábado – 28/05 – 16h

Arena Carioca Fernando Torres

Rua Bernardino de Andrade, 200 – Madureira

Artista: Aline Paes

Aline Paes, criadora e produtora do Ofusca, apresenta pela primeira vez em Madureira o repertório de seu elogiado disco “Batucada Canção”.

Links:

Sábado – 04/06 – 16h

Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim

Praça do Barro Vermelho, S/N

Artista: Ordinarius

O grupo carioca Ordinarius, que vem fazendo sucesso na internet com seus clipes originais, apresentando o repertório de seu segundo CD, “Rio de Choro”, entremeado por canções do primeiro CD do sexteto e de outras versões que já são conhecidas de seu público internauta. O sexteto vocal é acompanhado pelo percussionista Mateus Xavier e se apresenta sob direção musical de Augusto Ordine.

Links:

Domingo – 19/06 – 16h

Lona Cultural Municipal Herbert Viana

Rua Ivanildo Alves, S/N - Maré

Artista: Luiza Borges

Cantora carioca com enfoque na canção brasileira produzida por nova geração de compositores. A preocupação em pesquisar os caminhos da sua geração na construção da música brasileira foi de latente importância para que se edificasse o trabalho que realizou com o grupo Quarteto Luiza Borges quando montou o espetáculo “Novas Canções Antigas Novidades” - em que o destaque maior era para as canções inéditas. A continuidade deste trabalho vê-se no primeiro CD gravado por Luiza, de nome "Romanceiro", lançado em 2012, e no segundo CD, em fase de pré-produção, “Certezas Inacreditáveis”.

Link:

ENTRADA LIVRE E GRATUITA

Informações para a imprensa: Rodolfo Franco - (21) 98083-8988 - rodolfofranco@outlook.com Bruna Tenório - (21) 98280-8921 - bru.tenorio@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page