Serj Tankian lança nova música em apoio a população da Armênia
Azerbaijão é uma região da Armênia que vem sofrendo com disputas de território. Serj Tankian, frontman do System Of A Down, ficou sensibilizado com o que vem acontecendo por lá e compôs uma música intitulada "Artsakh", que denuncia bastante o que a população vem sofrendo por lá e também tem como objetivo ser uma voz de apoio à essas pessoas.
"Essas pessoas viveram nessa terra por muitos anos," escreveu Serj em um comunicado. "Eles tem uma luta de muita beleza escrita em suas cabeças. A apropriação lunática de uma terra por um império (Stalin) colocou-os sob o comando de outras pessoas. Eles já ganharam sua independência e viveram uma vida próspera durante os últimos 20 anos. Eu não acredito em guerras, eu acredito em auto-determinação e uma vida sem opressão. É hora de o mundo deixá-los realmente independentes."
A violência eclodiu na região dia 2 de abril, o que levou o presidente de Azerbaijão a pedir a "retirada imediata das tropas armênias de nossos territórios,". Como a situação piorou, as tropas do Azerbaijão tentaram tomar o controle da região. Os jornais informaram milhares de mortes, o maior número desde 1994. Um cessar-fogo foi declarado em 5 de abril. O presidente russo, Vladimir Putin manifestou seu apoio a trégua.
"É uma provocação maluca," disse Serj, em uma entrevista recente a Rolling Stone. "É a terra onde essas pessoas vivem desde o início dos tempos, com as crianças que saem pelos rios e as gerações que descem as montanhas. Há uma luta de libertação nacional encaixada dentro do caráter dessas pessoas. Isso tudo vem no objetivo de manter a paz. Nós vamos ganhar com cultura e mantendo essas coisas bonitas".
Confiram abaixo a letra da música traduzida da matéria na Rolling Stone:
"Nós vivemos nessas terras desde sempre,
Colhemos e coisas foram colhidas nesses campos,
Crianças vindo dos rios,
Gerações vindo das montanhas
A máscara pública de tradição,
A luta pela libertação ou morte,
O olhar do inimigo em seu terreno ,
Nossos sorrisos no seu seio ,
Em sua vontade sem fundo.
Nós vamos cantar com nossos punhos
Com a bandeira tricolor da justiça,
amor humanitário da paz
Com a bênção sagrada do rosto de uma criança ,
Nós estamos indo para prevalecer com a cultura
Nós estamos indo para prevalecer com a cultura
Nós estamos indo para prevalecer por ser armênio."