Sul do Brasil recebe sua primeira feira internacional de negócios da música
Em junho, Curitiba recebe a primeira Feira Internacional da Música do Sul (FIMS). Acompanhando o sucesso de grandes eventos já consolidados no Brasil, como a Semana Internacional de Música de São Paulo, que terá quarta edição em 2016, o Porto Musical (Recife, PE), já em sua oitava edição em 2017 e a Feira da Música (Fortaleza, CE) que acontece há 14 anos, a FIMS tem como objetivo fomentar negócios no cenário musical no Sul do país.
A FIMS ocupará o Portão Cultural de Curitiba com palestras, debates, rodadas de negócios, showcases de bandas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e estima a presença de mais de mil pessoas, além de dez mil impactadas indiretamente. O espaço possibilita encontros e oportunidades para diferentes agentes da cadeia produtiva e criativa da música, como empresários e produtores, profissionais de destaque, formadores de opinião e os próprios artistas da região.
“Nos últimos cinco anos a produção musical de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre tem crescido intensamente. A FIMS irá estimular ainda mais investimentos nacionais e estrangeiros nesta região, fazendo que o sul seja reconhecido como fonte de artistas e também oportunidades para atingir um forte público consumidor de música, shows e festivais”, conta Téo Ruiz, idealizador e produtor da FIMS.
Dentre os convidados internacionais já está confirmada a presença de Benjamin Ruth - representante do Lancaster Music Festival (Inglaterra) - e Alfredo Caxaj - da Sunfest (Canadá). Dentre os nacionais, estão previstas as participações de Zé Ricardo - curador do palco Sunset do Rock in Rio, Ana Garcia - idealizadora do festival No Ar Coquetel Molotov, Antonio Gutierrez - produtor cultural e diretor da Rec-Beat Produções, Felipe Radicetti - músico e fundador do Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música, além de representantes do Ministério da Cultura, secretarias de cultura estaduais e municipais da região e demais órgãos públicos.
O projeto possui incentivo da Fundação Cultural de Curitiba e do Banco do Brasil.
FIMS nas redes sociais: