Aposta MADM - Âncora
Em mais uma edição de minha amada coluna, venho cá, lhes apresentar uma banda que é exemplo a seguir, tanto em maturidade nas composições, quanto em maturidade na sua carreira, nos modos de divulgação, organização de eventos, em tudo, basicamente.
E o nome da minha aposta de hoje é Âncora - como você viu no título da matéria hahaha- . Formada no Rio de Janeiro, a banda é muito, mas muito, presente no cenário underground da região, desde seu surgimento, em 2013. Sempre envolvidos nos acontecimentos da cena do RJ, os integrantes são bem conhecidos por quem é frequentador dos rolês e seguidor das bandas. Quase que sempre, os membros da banda estão comentando nos eventos, mesmo que não estejam envolvidos neles, mostrando o apoio que dão aos seus amigos das outras bandas, um ato muito legal, que deveria ser visto com muito mais frequência, mas, infelizmente, não é.
As composições da banda caminham entre os gêneros post hardcore, metalcore, rock alternativo, nu-metal e até no tão famoso djent. Já em seu primeiro EP, intitulado "Mar Aberto", a banda mostra toda sua grandiosidade, com composições muitíssimo bem trabalhadas, tanto em letra, como no instrumental, desde a intro, até a ultima música do EP. Mesmo estando entre esses estilos citados acima, onde o gutural ( e suas variações) é muito presente, o vocalista Felipe Anchor não utiliza desse tipo de vocal, porém, em momento nenhum perdem o peso nas músicas. - Vemos, então, que nem sempre peso é sinônimo de gritaria, né, amiguinhos -.
Os integrantes do grupo são, Felipe Anchor, encarregado pelos vocais, Brandon Antunes e Johnny d'Avila nas guitarras, o último, encarregado dos backing vocals também, Rodrigo Macario, segurando muito bem os graves das músicas, no baixo e Marcos Eduardo, com seu forte bumbo, na bateria.
Como disse, são um exemplo a seguir no quesito divulgação, sempre marcando presença nos eventos, e mostrando seu trabalho pela internet. Qualquer um que procure, mesmo que de maneira rasa, achará o trabalho da banda facilmente, dado o fato de que já tiveram matérias sobre eles em praticamente todas as mídias, sejam elas de música ou não, como o globo.com, que fez uma matéria sobre o lançamento do primeiro clipe deles, da música "Tempestade (Dentro de Mim)", que conta com a participação da atriz Laryssa Ayres.
Após o lançamento do seu EP, "Mar Aberto", entraram em uma espécie de tour, que já rodou o estado do Rio de Janeiro quase que todo. Residentes da Planet Music, em Cascadura, fizeram recentemente um evento em seu nome, o "Âncora Convida", que contou com alguns nomes do post hc do RJ, como a The Ocean Revives. Infelizmente não pude colar no evento, em uma próxima oportunidade irei, sem dúvidas.
Acredito, com toda convicção, que Âncora, pode, e deverá, ser um dos maiores nomes do rock/metal nacional, por isso foram minha aposta de hoje - Claro, né, Alan! Se você não achasse, não recomendaria aqui na coluna hahaha -, e espero por esse muito momento, pois eles merecem!
Ouça o EP "Mar Aberto":
Fotos por Rafael Ferreira e Fabiano Santos