top of page

#ColunaDoDiretor - Porque hoje é o dia mundial do Rock?


Rock é atitude. Atitude tantas vezes autodestrutivas e egocêntricas. Atitude tantas vezes revolucionária! O Live Aid ocorreu no dia 13 de julho de 1985 e foi organizado por Bob Geldof, ex vocalista da Boomtown Rats e ator principal do clássico cult The Wall, baseado no álbum, de mesmo nome, do Pink Floyd.

Antes do Live Aid ser criado, Bob Geldof, após assistir um documentário sobre a fome na Etiópia, resolveu, com a ajuda de músicos como Bono e The Edge, ambos do U2, Paul McCartney e a banda Duran Duran, entre outros músicos, criaram a música "Do They Know It's Christmas", com a ideia de angariar 70.000 libras para ajudar a acabar com a fome na Etiópia. Eles reuniram milhões e milhões de Libras e, até hoje, é o single mais vendido da história do Reino Unido.

Essa ideia teve tanta repercussão que, entre outras iniciativas, o We Are The World foi baseada nela.

Não contente com o enorme sucesso de sua Band Aid, a banda formada com membros do alto escalão da música em prol do movimento, Bob Geldof resolveu criar um evento: O Live Aid.

O evento foi organizado em apenas 19 semanas, com um um show simultâneo em Londres e na Filadélfia e contou com a participação de artistas como o The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting,Scorpions, U2, Paul McCartney, Phill Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

A vibe do evento entrava em um conflito direto com a época, Era Reagan/Thatcher, onde onde a intolerância política reinava e as forças do mercado determinavam tudo. Foi algo revolucionário. Geldof chegou a desafiar Margaret Thatcher, ironicamente chamada de "Iron Maiden", Dama de Ferro, primeira ministra inglesa da altura a fazer uma grande reavaliação da política do governo britânico em relação à eliminação da fome no mundo.

O evento mobilizou mais de 90.000 pessoas e foi transmitido para, pelo menos, 2 Bilhões de telespectadores.

Poucas coisas foram gravadas daquele fatídico dia, a ideia era que fosse um dia único e inesquecível. Entretanto, a internet é uma dádiva divina e, graças à ela, podemos ver um pouco do Queen no palco do Live Aid!

O que o Bob Gelfod fez não é muito diferente da campanha, por exemplo, que está rolando na Cena Underground Carioca, com a doação de agasalhos (veja mais aqui: http://goo.gl/cvHCTdU)

Atitudes revolucionárias, como essa do Bob e das bandas cariocas, são o cerne do que é o Rock! Pegue sua guitarra e grave sua música favorita em comemoração a esse dia lindo! Nos mande que, quem sabe, divulgamos aqui!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page