top of page

Raízes! - Mamonas Assassinas


Hoje, inicio uma nova coluna aqui na MADM, que chamarei de "Raízes!", onde toda semana buscarei indicar, e falar sobre, algum álbum da música nacional, que tenha me influenciado de certa forma, seja ela, musicalmente, como pessoa, ou artista. Pretendo assim, deixar bem claras as minhas influências e também recomendar algo de bom para vocês ouvirem!

Quando mais novo, não tinha muito contato com o rock nacional, pois meus pais não eram muito ligados ele. Toda vez que ouvia o som dos Mamonas Assassinas era em algum finalzinho de festa, quando tocam as mesmas músicas, "Olha a onda , olha a onda", "O movimento é sexy", logo, não sabia nem quem eles eram(e nem queria saber, as músicas de fim de festa nunca foram algo que me agradava), quanto mais o tanto que foram importantes para a nossa música.

Só agora, já mais velho, fui ter contato com a cena do rock nacional e descobri toda a história dos Mamonas, me deparando então com toda uma história de sucesso desconhecida por mim. O documentário sobre eles(que você pode ver aqui) me mostrou uma banda que eu nem imaginava eles serem. Uma banda unida, sempre na zoeira, não somente nas músicas, na vida também.

Me arrependo amargamente de no passado não ter buscado saber mais sobre eles, esses grandes músicos, que com somente um álbum, para mim, foram a maior banda de rock que o Brasil já teve, lotando shows em todas as cidades que passavam, em qualquer estado que fosse. Suas letras, além das brincadeiras e tom de descontração, passavam certas mensagens, muito boas de se notar. Interpreto a letra de "1406", primeira faixa do álbum, como uma das mais cheias de conteúdo, onde noto uma crítica ao consumismo e também sobre a música ser sim um modo de trabalho.

Ouça aqui o primeiro e, infelizmente, único álbum dessa banda que tanto foi importante para o rock brasileiro.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page