Resenha: Canto Cego - Valente
Um dos álbuns mais esperados do underground chegou e talvez melhor do que o esperado. O ´´Valente`` chegou derramando toda a maestria poética da Canto Cego em meio a toda pressão que quem já foi num show deles conhecem.
E falando de pressão a Canto Cego não brincou em serviço, o CD começa com a faixa ´´Eu Não Sei Dizer``. A música já chega mostrando tudo que a Canto Cego tem de bom, com o power trio instrumental fazendo um belo som e com a Roberta mostrando toda sua poesia em uma das músicas que se tornou uma das minhas prediletas.
A segunda música é a conhecida ´´Nuvem Negra``. Música feita em homenagem as vítimas do morro do Bumba em 2010. Diferente da maioria das músicas é que ela tem a Roberta tocando violão e dando um timbre e levada um pouco mais diferente do comum. A música já conta com um clipe pra lá de bem feito, se não viu da um confere.
Pra quem nunca foi num show deles não sabe, mas a Ruth tem uma mão pra lá de pesada e na terceira música do CD, ´´Sublime``, ela mostra um pouquinho disso. Além disso a música tem um refrão que além de poético é claro, vai ficar na sua cabeça durante um tempinho.
Rodrigo Solidade sempre tira uns timbres pra lá de da hora e a música ´´Gigante`` não foi diferente, a música começa com a guitarra em conjunto com a voz macia da Roberta e te bota em um universo que quando a música explode nem sei explicar onde a mente vai refletindo.
Sabe a música que já é foda aí vem uma banda e deixa ela mais foda ainda? Essa é ´´Zé Do Caroço``, numa introdução que mostrou o porque eu gosto tanto do Magrão e como ele e a banda se encaixam, a releitura da música da Leci Brandão ficou maravilhosa com a pegada rock da
Canto Cego que não deixou a música perder a essência.
Quando o papo é groove e rock Rodrigo, Ruth e Magrão não brincam em serviço. E é com um groove pra lá de foda que começa a música ´´A Fúria``. Com quebradas, suingues, e ótimas linhas de baixo e guitarra a música é um conjunto intrigante quando se junta com a poesia da letra.
Seguida por ´´Vão`` que é velha conhecida do público, a música que começa calma tem um refrão maravilhoso e com uma métrica e uma linha vocal bem interessantes. Ela sobe e desce na intensidade, o que faz sempre esperar algo novo durante a música. Ela também conta com um clipe de dois anos atrás.
Com um ar mais balada a música seguinte é ´´Mundo Voraz``, ela conta também com um violão e alguns backing vocals bem harmonizados. A letra é um tanto mais clara comparada as outras do álbum que tem uma lírica mais difícil dentro do seu viés mais político.
Uma das linhas de baixo que mais ficou na minha cabeça dentro de todas as faixas do CD foi a de
´´Imaginário``. Talvez por começar todos os instrumentos juntos e o baixo acompanhar a linha vocal da música. Com um estilo bem canto cego a música cresce, diminui, para, da um suingue diferente e um bem simbólico.
A simplicidade que da certo é o verso de ´´Maestrina``. Enquanto o refrão é um tanto diferente e a segunda parte conta com uns efeitos que eu to bem afim de ver ao vivo. A letra tem uma das frases que mais me marcou no CD (não vou falar pra ninguém se prender, é claro) e com um solo que o Rodrigo mandou muito bem mostrando toda sua pegada.
´´Contra-Canto`` era conhecida de quem ia ao show, já que no youtube só tem vídeo dela ao vivo. Era uma música que eu tava com um tanto de receio já que ao vivo é bem enérgica, porém ela ficou sensacional no CD. A música além de um ótimo refrão com de costume, ela tem um solo bem rasgado e tem um pequeno poema recitado.
O álbum fecha com ´´O Dono Da Ordem``, a música começa com uma palhetada repetitiva com uma cozinha bem estável. Não deixa a desejar e mantem o padrão de todo o álbum, bom instrumental e letra indiscutível. Ela não tem um refrão tão marcante porém um dos mais ácidos em relação a crítica. Ela conta também com alguns backing vocals que parecem simples porém dão um ar diferente na música.
Uma coisa, escute o álbum! É um CD ótimo em todos os sentidos e mostra bem o que é a Canto Cego.
Escuta rápido e decora pra colar no show de lançamento dia 18 no Imperator. As músicas estão em todas as plataformas então não tem desculpa pra não ouvir.