#ColunaDoDiretor - Layne Staley
"Eu não estou usando drogas pra ficar chapado, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Eu sei que eu cometi um grande erro quando eu comecei a usar essa merda. É muito difícil de explicar. Meu fígado não funciona mais e eu vomito e passo mal o tempo todo. A dor é mais do que eu posso aguentar. É a pior dor do mundo. Meu corpo inteiro dói". Layne Staley
Layne Staley completaria 49 anos no dia 22. Layne foi o histórico vocalista do Alice in Chains que, nos anos 90, fez um sucesso estrondoso. AiC ficou conhecida por hits como Them Bones, Man in the Box, Would?, Down in a Hole e Rooster e por shows clássicos, como o MTV Unplugged da banda.
Layne Staley morreu no dia 19 de abril de 2002. O músico lutou durante anos contra o vício em heroína, entre outras drogas, e foi encontrado morto, após 2 semanas, em sua casa. Seu corpo, já decomposto em seu sofá, estava rodeado de drogas, e só pôde ser reconhecido por sua arcada dentária. É estipulado que a morte de Layne tenha sido em 5 de abril, exatamente sete anos após o suicídio de Kurt Cobain.
Existe uma famigerada "tríade do Rock": Sexo, Drogas e Rock n' Roll.
Sejamos sinceros, em mais de 60 anos de Rock, onde as Drogas ajudaram? Uma pequena lista de músicos, que são históricos e influentes, e morreram em decorrência das drogas:
Kurt Cobain, vocalista do Nirvana. Sid Vicious, baixista da Sex Pistols. Jimi Hendrix, se Clapton era o deus, ele era o diabo da guitarra. Janis Joplin, uma das vozes mais marcantes de todos os tempos.
Elis Regina, maior voz brasileira de todos os tempos.
Jim Morrison, icônico vocalista do The Doors.
Keith Moon, um dos maiores bateristas de todos os tempos. Era do The Who.
Bradley Nowell, o extremamente influente e talentoso vocalista da Sublime.
Dee Dee Ramone, membro original dos Ramones. Era o baixista.
Paul Gray, baixista do Slipknot.
Scott Weiland, vocalista da Stone Temple Pilots.
O que as drogas nos deram: Alguns bons álbuns póstumos, umas 20 músicas boas em mais de 60 anos de Rock e a morte de gênios e personalidades marcantes da música! Ironicamente, um dos maiores conselhos sobre o uso de drogas vem do Rock. Steven Tyler, um dos músicos que mais divulgam ações contra o abuso das drogas, soltou essa frase marcante:
A história do Rock é um exemplo claríssimo de como as drogas não são benéficas. Afinal, são "drogas". Se fosse algo legal, seriam chamada de "boas".
Aproveitem essa lista de músicas boas que coloquei na coluna e propaguem a mensagem.