top of page

Entrevista: Eliza Schinner (Nove Zero Nove)


A nossa rainha que também é baixista da Nove Zero Nove deu uma entrevista muito da hora pra gente. Ela falou sobre ela e também sobre o novo CD da banda, o ´´Blindado``. Da um confere.

Rafael Cabral: Baixista da Nove Zero Nove, jurada de evento, Dj, Presidenta do Brasil, o que mais cê faz cara?

Eliza Schinner: Uma coisa que as pessoas não sabem é que eu estudei medicina na UFF, eu quase me formei mas fui até o décimo período e larguei. Sou basicamente médica. Sou pianista clássica, toco outros instrumentos, transo muito bem, uma coisa que talvez você não saiba mas eu sou publicitária, eu trabalho na artplan, trabalho no Rock In Rio como supervisora de conteúdo.

Rafael Cabral: Então, você entrou na Nove Zero Nove de uma forma inesperada, foi jurada de um show que eles tocaram e ganharam num festival e quando o Mauricio foi te pedir pra indicar uma baixista você falou ´´Sou eu, eu vou tocar com vocês.``

Eliza Schinner: Na época eu tava fazendo um programa que era o ´´Vida De Rockeiro`` no canal Bis, que era um programa que eu montava uma banda só de meninas. E fica aquela coisa você ta na TV todo mundo te quer e me chamaram pra ser jurada desse festival, o nome era Epifania que foi na Casa Rosa em Laranjeiras. A Nove tava lá e eu fiquei encantada, a Nove ganhou por unanimidade assim como aconteceu no Rio Band Fest comigo já tocando. O Mauricio não sei quanto tempo depois entrou no inbox do meu Facebook e falou ´´você tem algum baixista pra indicar pra gente?`` e eu só falei ´´EU``. E aí foi mó euforia, ele não acreditava que eu ia me oferecer assim.

Rafael Cabral: Eu troquei uma outra ideia com o Paulo numa outra entrevista falando do lançamento do caralho que vai ser esse lançamento de vocês, o ´´Blindado`` da Cena deve ser um dos álbuns mais esperados junto com o da Canto Cego que foi o primeiro álbum deles. É um álbum que marca um ponto da Nove que vocês nunca chegaram antes e nesse CD regravaram o primeiro EP inteiro. Eu queria saber de você, o que foi refeito e o que foi só regravado nas linhas de baixo das músicas que tinham no primeiro EP?

Eliza Schinner: Eu acho que no primeiro EP como a gente regravou várias músicas agora a vera porque a gente teve condições de gravar em grandes estúdios, por quê não regravar músicas que a gente gosta como ´´Happy End``, ´´Cova Rasa`` de verdade agora. Anteriormente essas músicas tinha sido gravadas em home studio e de um jeito qualquer. Porém também penso, por quê não aproveitar linhas de baixo muito interessantes que o antigo baixista fez que era o Tulime e que já tão na cabeça da galera, eu não vou chegar aqui agora fazendo umas linhas de baixo completamente diferentes. É um grande prazer pra mim gravar coisas novas como ´´Mendigo``, ´´Roleta Russa``, ´´Pinguim`` e tem outra música que é muito maneira que vai ta lá. Gravar baixos novos pra mim é o maior prazer, eu to inserindo a minha identidade na banda, mas tudo que tinha de bacana do Tulime que eu pude dar uma aproveitada, eu não fiz nada idêntico, eu não quero que as pessoas cheguem agora no novo CD e pensem ´´ah caralho essa linha de baixo mudou``. Eu mudei o timbre, toquei com baixos completamente diferentes dos que ele tem e ficou diferente. Dei um modo Eliza no baixo do Tulime.

Rafael Cabral: Você falou do programa do Bis e tudo mais. Você é uma das figuras mais simbólicas da cena provavelmente e com certeza uma das mais conhecidas. Se as pessoas não te conhecem pela Nove te conhecem pela Eliza, pela Presidenta, te conhece por alguma coisa. Existe essa possibilidade da volta pra TV com algo mais voltado para a Cena.

Eliza Schinner: Talvez não pra TV mas para o Youtube, que é a nova TV. Claro que qualquer oferta que tiver, canal Bis me chamou de novo, Multishow me chamou de novo, eu vou. Até porque existe uma verba, a televisão tem dinheiro, na época eu pude largar meu emprego e ficar 3 meses sem trabalhar fazendo o programa. E eu ganhava muito melhor do que eu ganhava no emprego que eu tinha na época. São ´´n`` fatores, se a TV me chama de volta eu acho que é do caralho, se uma rádio me chama eu vou também, fiquem todos atentos ´´alô rádio`` quem quiser que eu converse. Acho que um canal no Youtube é uma coisa que ta faltando, um canal forte, um canal maneiro, da galera unida, com nomes chaves, com as pessoas mais influentes da internet. A gente fazer um canal de rock novo e tal. Dentro do Rock In Rio a gente ta querendo muito fazer isso, claro que eu tenho a minha vida dentro do trabalho e fora do trabalho. Dentro do trabalho eu to muito afim de fazer, fora do trabalho eu to muito afim de fazer. A linha mais fácil, ali tem muito dinheiro, tem muita gente e nego já confia muito em mim. Todo mundo já sabe que eu tenho uma banda maneira, todo mundo já sabe quem eu sou, já sabe que eu fiz isso aqui e se eu não conseguir ali dentro eu consigo aqui fora. A união faz a força e se a gente der a loca e quiser montar um canal no Youtube a gente monta, eu e você inclusive.

Rafael Cabral: Fechou então, obrigadão Eliza.

Eliza Schinner: Eu que agradeço Rafa.

Já sabemos que se o Maumau der PT no camarim já tem quem socorrer. Se você não conhece a Nove Zero Nove conheça e aproveita e vai no show de lançamento dia 9.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© 2019 por King Wart Design.

Todos os direitos reservados.

bottom of page