top of page

Para Assistir: Fabricando Tom Zé


Oi, pessoal! Eu tô animada com a edição dessa semana da coluna, porque trouxe uma produção que acredito que poucos aqui tenham visto e vocês vão curtir muito, sem dúvidas.

O longa é de 2006 e foi dirigido por Decio Matos Jr. Como o nome já dá a entender, a produção retrata a vida de Tom Zé, um dos maiores nomes da música brasileira e do movimento tropicalista dos anos 60.

Tom Zé nasceu em Irará, interior da Bahia e lá aprendeu a tocar violão e deu a vida às suas primeiras canções, que retratavam acontecimentos locais. Tom Zé, um tempo depois, mudou-se para Salvador e lá conseguiu uma bolsa para cursar a Faculdade de Música da Bahia.

Em 1968 ele foi levado à São Paulo por Gilberto Gil e integrou-se ao movimento tropicalista. Pouco após ganhar o festival de música da TV Record, Tom Zé caiu no esquecimento, por manter-se fiel aos seus ideais.

Nos anos 80 o músico foi redescoberto, quando o artista David Byrne lançou alguns álbuns seus fora do país. A partir daí, Tom Zé conseguiu construir uma carreira sólida fora do país, onde se tornou mais popular do que dentro do próprio.

Eu acho difícil vocês não curtirem essa produção! Assim que você tiver tempo, assiste, vai valer a pena. Abaixo vocês conferem um trailer:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page