top of page

Especial: 5 bandas grunge que você precisa conhecer


Oi gente! Primeiramente, vocês já sabem. Segundamente, ontem teve "Para Assistir" e eu indiquei um documentário ótimo, você pode clicar aqui para ter mais informações. O que acontece é que eu fiquei tão inspirada com o documentário, que tive a ideia de lançar esse especial aqui hoje, nesse feriadinho relax.

Separei 5 bandas de Seattle que fizeram parte do nascimento da cena grunge dos anos 90 e que você precisa conhecer. Claro que muito provavelmente você deve conhecer Pearl Jam, Alice In Chains e claro, o Nirvana. Mas, como aqui a gente foca no underground, acho que vocês vão curtir conhecer bandas que faziam parte da cena, porém não ficaram tão estouradas quanto as que eu citei anteriormente. Espero que gostem!

Melvins

Apesar de terem feito parte da cena de Seattle, a banda foi formada em outra cidade de Washington nos anos 80 e integrada por Buzz Osbourne e Dale Crover, que são os integrantes da formação original que permanecem até hoje. Na formação atual, além deles dois a banda conta com Jared Warren e Coady Willis.

A banda tem um som bem variado, no que diz respeito às influências. Vão de punk ao rock clássico do KISS e dos Stones, com uma boa pitada de grunge.

Algo legal à comentar é que Melvins era uma das bandas favoritas de Kurt Cobain e eles lançaram EP's, vários álbuns e compactos simples. Algo igualmente legal é comentar que a banda chegou a ter uma parceria com o cantor Mike Patton e daí surgiu a gravadora Ipecac Recordings, que era especializada em bandas experimentais.

É nítido perceber como a cena de Seattle dos anos 90 é parecida em muitos aspectos com as cenas independentes que têm ganhado força no Brasil nos últimos anos, com destaque para São Paulo e o Rio de Janeiro. Bandas e artistas se apoiando, eventos pequenos e independentes e um grande surgimento de gravadoras, o que pode se comparar aos selos e produtoras que têm surgido na cena independente atual nacional. Muito interessante, né. Abaixo eu deixei uma música da Melvins para você conhecer:

The Blackouts

A cena de Seattle dos anos 90 levou destaque pela vertente grunge do rock, porém, eram bandas de diversos estilos que surgiam na época e aproveitavam a cena acontecendo para acontecerem também. The Blackouts foi uma banda de punk rock que existiu de 1979 até 1985 apenas. A banda teve um pequeno período de vida, porém uma formação e som interessante. Surgiram quando Erich Werner, vocalista e guitarrista; Mike Davidson, baixista e William Rieflin, baterista, todos membros da banda The Telephats, resolveram se unir ao músico Roland Barker, o primeiro músico à usar sintetizadores e que depois passou a tocar saxofone. Muito maneiro.

Blood Circus

Essa é provavelmente uma das menores bandas de todos os tempos, em termos de duração. Foi originada em 1988, em Seattle, som grunge mesmo, sem maiores influências. Porém a banda não passou de 1990. Voltou às atividades em 1992 e 2007 apenas para shows de reunião. Algo curioso a se falar dos caras, é que eles tiveram bandas como o Nirvana e o Mudhoney abrindo shows deles. Muito louco, né. O que contribuiu para a não permanência da banda na cena foram críticas ruins e um mal recebimento por parte do público. Uma pena. Mas é legal saber dessas bandas para a gente ter uma noção do quão presente e do quão influente o Nirvana era na cena grunge.

The Young Fresh Fellows

Eu não poderia deixar de falar dessa banda que tem um nome tão legal de pronunciar. Formada em 1981, em Seattle, integrada por Scott McCaughey, Chuck Carroll e Tad Hutchinson, primo de Chuck que fez uma participação especial no álbum de estreia deles, em 1983. Algo legal de contar é que a banda lançou um LP em 1992, o It's Low Bet Time, que saiu pela Frontier Records e em 1993 eles saíram em turnê mundial.

7 Year Bitch

Para finalizar o especial, separei essa banda que pode se enquadrar aqui na lista como a de menor duração, indo de 1990 até 1997. Foi formada em Seattle e, se você considerar o ano de duração e o nome da banda, tudo parece um pouco proposital. As integrantes também são sete e todas meninas.

São elas Selene Vigil (vocal), Stefanie Sargent (guitarra), LeeAnn Rose, Elizabeth Davis (baixo), Valerie Agnew (bateria), Roisin Dunne e Lisa Faye Beatty. As demais integrantes desempenhavam inúmeras atividades na banda, principalmente o baixo. Elas chegaram tardiamente na formação pois vieram da banda Barbie's Dream Car.

O nome da banda foi inspirado no nome do filme The Seven Year Itch. Na parcela de meninas que chegou depois na formação, Roisin Dunne ainda não estava. Ela foi entrar na banda em junho de 1992, quando Stefanie Sargent veio à óbito por asfixia, quando passou mal em uma festa onde havia ingerido álcool e uma pequena dose de heroína. Foi aí que Dunne entrou na história, assumindo as guitarras da banda. Eu gostaria muito de falar extensamente sobre elas, pois a história da banda é bem legal, então se você curtir, aconselho que pesquise mais sobre.

Bom, pessoal, espero que tenham curtido as bandas, curtido o especial e comente caso tenha tido uma que você queira fazer mais sobre ou outros temas para especiais, eu ficaria feliz em fazer! Até a próxima e um bom feriado para vocês.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page