#ColunaDoDiretor - A importância de um foco.
É interessante como, na maioria das vezes, vemos a falta de foco como o ponto principal da desmotivação de um projeto. Como estamos num âmbito musical, gostaria de saber quem já passou por isso: -O músico não compareceu ao ensaio e não deu explicação alguma. -O músico sumiu no dia do show e não deu uma explicação plausível para tal.
-O "serumaninho" estagnou tecnicamente no seu instrumento.
Esses são alguns dos muitos motivos para, por exemplo, uma banda não "dar certo". Acontece em vários contextos e, de diversas maneiras, a falta de foco causa um desgaste no projeto e, infelizmente, no relacionamento.
Foco, partindo de um pressuposto empírico, é um ponto no qual você quer chegar e todas as metas e ações que você deverá fazer para conseguir alcançar este ponto.
Não existe muito segredo. Se você quer algo, e luta por esse "algo", você alcança, independente dos percalços. Obviamente, graças à falta de empatia, oportunidades e justiça, existe um grupo que sairá na frente em busca do mesmo sonho que você. Você, em outros quesitos, sairá na frente de outro grupo e assim por diante. O mundo é injusto para todos e, ironicamente, isso é justo.
O foco te faz viver seu sonho. Você respira o seu foco, pensa o dia todo nisso e, mesmo que necessite de muito esforço, faz com alegria! Não existe um planejamento bem sucedido se não houver alguém que "respira" o projeto.
Por falar em planejamento, não há foco se não houver um planejamento anterior. Mas, isso é pra outro texto! Alguns outros textos sobre foco: