top of page

Entrevista: Tony Aiex, da Tenho Mais Discos Que Amigos


Nossa mais nova entrevista foi com o Tony Aiex, gestor do portal (não é uma revista, como vocês irão perceber) Tenho Mais Discos Que Amigos. Legal, né? Você provavelmente conhece o site e gostaria de bater um papo com a pessoa que criou aquilo tudo, então se liga em como foi isso:

Arthur V. - Como é o dia-a-dia do criador da TMDQA, e o da revista? A da #MADM, que não chega perto em números, é pesada, a de vocês deve ser bizarra!

Tony Aiex - O dia a dia consiste em ler uma série de fontes nacionais e internacionais, escolher o que faz mais sentido para a nossa linha editorial e separar as matérias que irão ao ar junto com as que criamos por aqui no sentido de listas, editoriais, entrevistas e mais.

Além disso, o trabalho envolve também revisão de posts da equipe, social media, parte comercial, parcerias e redação, pois escrevo diversos posts por dia.

Não entendi a pergunta sobre "revista", pois não temos uma revista hehe.

AV - Existem quantas pessoas na equipe da TMDQA? Vocês funcionam como empresa, com hierarquias, salários e todos os pormenores? Existe alguém que esteja desde o início?

TA - A equipe alterna entre 8 e 12 colaboradores, e são todos voluntários. Desde o início, o site sempre foi um projeto meu, e está sob minha tutela, mas conto com uma equipe incrível de colaboradores que escrevem com a gente e acabam tendo seus trabalhos vistos por muita gente. Não temos hierarquia e não trabalhamos como uma empresa.

AV- Pode contar um pouco sobre como foi a formação da Tenho Mais Discos Que Amigos? Ela cresceu rápido?

TA - O site começou em 2009 como um hobby. Eu precisava colocar a cabeça em outra coisa que não fosse trabalho e comecei a escrever sobre música. Primeiro eu escrevia especificamente sobre discos de vinil, mas percebi que havia espaço para falar sobre notícias diariamente, bem como trazer especiais e entrevistas, então o TMDQA! foi tomando cara de portal.

Nada foi "rápido". São 8 anos de trabalho incessante, das 9 da manhã às 22 horas, fazendo de tudo pra levar notícias aos leitores e também expandir das mais diversas formas.

AV - Como foi pra um estudante de TI se tornar dono de uma das mídias mais conhecidas do Brasil? Deve ter sido uma reviravolta louca na sua vida!

TA - Ser formado em TI me ajudou bastante a ter noções básicas para tocar um site, então de certa forma eu já era bastante familiarizado com Internet e informação. Logo que comecei percebi que havia mercado para esse tipo de publicação e passei a concentrar meus esforços todos no sentido de fazer com que o site atingisse o maior número possível de pessoas.

No começo não foi fácil, pois conciliava trabalho de 8 horas por dia, uma segunda faculdade e o site. Foram longos meses dormindo noites de 3 ou 4 horas de sono até que resolvi largar tudo e profissionalizar o TMDQA! Hoje atingimos 500 mil pessoas por mês, e fico muito feliz em ver a relação direta entre trabalho, dedicação e resultado.

AV - Quando a gente entrevistou a Cachorro Grande ano passado, eu fiquei meio pasmo. Era uma banda que eu era muito fã desde criança. Vocês já entrevistaram gente muito grande, teve alguma que você ficou "UOU"? Ainda ocorre isso?

TA - É sempre muito bacana entrevistar artistas que você cresceu ouvindo, que você admira, etc. A minha primeira experiência marcante foi quando falei com o Serj Tankian, do System Of A Down, ao telefone. Ele até deu risada do nome do site e deu parabéns, então foi sensacional.

Outra experiência recente foi quando conversei pessoalmente com o Refused no Riot Fest, em Chicago. Eles são uma das bandas que eu mais admiro no planeta, em vários sentidos, e conversar por meia hora com eles como se fôssemos amigos foi gratificante.

AV - Existem diversas revistas musicais, muitas inspiradas no sucesso da sua, hoje em dia. Existe algum segredo pro sucesso nesse seguimento? Qual conselho você daria?

TA - Quando você diz revista, quer dizer site? O conselho que eu posso dar é que você deve trabalhar. Da mesma forma que a banda que quer dar certo tem que trabalhar, trabalhar, investir e trabalhar, a pessoa que quer trabalhar com Internet também deve fazer isso. Não é nada fácil, mas não tem fórmula mágica.

AV - Quais os planos para 2017 na TMDQA?

TA - Temos muitas coisas novas previstas para esse ano. Sairemos um pouco da Internet, iremos trazer projetos online, enfim. Não posso dar nenhum detalhe agora mas, definitivamente, 2017 será movimentadíssimo para a gente. Fiquem ligados!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page