Black Sabbath encerra atividades
A banda britânica Black Sabbath encerrou, no último sábado (4), sua turnê de despedida. “The End Tour” durou de janeiro de 2016 até fevereiro desse ano, na qual contaram-se 65 shows, com os membros originais Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler.
O último show do grupo ocorreu na Genting Arena, na cidade de Birmingham, na Inglaterra. O local escolhido foi o mesmo onde Iommi e o baterista Bill Ward deram início à banda em 1968, 49 anos atrás.
O Black Sabbath deixa como legado 19 álbuns de estúdio, que renderam mais de 70 milhões de cópias vendidas mundialmente. Além disso, o grupo destacou-se por ser um dos pioneiros do heavy metal, influenciando diversas outras bandas, como o Metallica e o Iron Maiden.
Esperanças de uma posterior reunião do Sabbath para mais algum álbum ou show são ainda menores, dado o estado da saúde de Iommi, que foi diagnosticado com um linfoma em 2012, realizando tratamentos até hoje. O último show da banda no Brasil foi em 4 de dezembro do ano passado, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.