Especial: Dia Internacional da Mulher!
Hoje, dia 08 de março, é comemorado mundialmente o Dia da Mulher. Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer à MADM por me permitir escrever esse especial e pela primeira vez na minha vida me dar a chance de me expressar de maneira tão grandiosa numa data como essa.
Você sabe o motivo do Dia Internacional da Mulher ser comemorado no dia 08 de março? Bom, caso você não saiba, no dia 08 de março de 1911, aconteceu um incêndio em uma fábrica têxtil em Nova York, onde 130 operárias morreram carbonizadas.
Desde então, se faz uma homenagem à todas as mulheres ao redor do mundo. Como aqui o nosso foco é a música, separei algumas mulheres incríveis da música mundial e brasileira para fazerem parte desse especial de hoje.
Janis Joplin
Considerada "A Rainha do Rock n' Roll", Janis Lyn Joplin nasceu em 14 de janeiro de 1943 no Texas e faleceu no dia 4 de outubro de 1970, em Los Angeles. Janis foi coroada também como a melhor cantora de soul e blues de sua geração, e foi considerada pela revista Rolling Stone uma entre os 100 maiores artistas de todos os tempos.
Janis é um ícone do rock psicodélico dos anos 1960 e por ter registrado sua marca de maneira tão grandiosa no mundo da música naquela época, sendo mulher, já estabelece uma representatividade. Infelizmente essa linda história de Janis Joplin teve seu fim em 1970, quando a mesma veio a óbito por conta de uma overdose de heroína. Porém, a sua marca na música ficou registrada e o legado de Janis sempre será lembrado. Uma grande mulher e uma grande artista. Que esteja em luz, seja aonde for.
Existe uma produção cinematográfica incrível, intitulada "Janis: Little Girl Blue", e você pode assistir caso queira saber mais sobre a história dessa artista. Clique aqui para conferir a nossa resenha.
Elis Regina
Elis Regina Carvalho Costa foi uma das melhores cantoras da história da Música Popular Brasileira.
Nascida em Porto Alegre, em 17 de março de 1945, foi conhecida pelo seu forte timbre e presença de palco marcante, a incrível Elis foi a primeira artista a surgir dos festivais de música de 1960. A cantora registrava em suas canções muito sentimentalismo e patriotismo. Além disso, sua importância para o cenário musical brasileiro se deve à ajuda que a mesma dava quando interpretava canções de artistas como Milton Nascimento, Belchior, entre outros, quando eram pouco conhecidos, impulsionando-os.
Elis cantou por uma geração, e em 1960 já mostrava que lugar de mulher é onde ela quiser. Acredito muito que todas as mulheres que estão fazendo música ou presentes de alguma maneira no cenário musical, são gratas à representatividade de Elis e ao espaço conquistado por ela. Elis é uma artista incrível, uma mulher de significação gigantesca e independente de ser da música ou não, as mulheres brasileiras agradecem.
O fim da carreira de Elis Regina aconteceu em 19 de janeiro de 1982, no auge da carreira da mesma, que morreu com 36 anos, com overdose de cocaína.
Dois filmes retratam muito bem a história de vida de Elis Regina e também a carreira da cantora. São eles "Garota de Ipanema", de 1967, e "Elis", de 2015. Vale a pena assistir e conhecer melhor.
Mallu Magalhães
Ao chegar aqui, você pode ter estranhado. Mas agora que eu já deixei homenagem à cantoras incríveis e icônicas da música mundial, eu quero homenagear cantoras mais jovens, que têm conseguido seu espaço.
Nessas condições, se encaixa Maria Luiza de Arruda Botelho Pereira de Magalhães, ou Mallu.
A cantora é uma das revelações da música brasileira, de acordo com a revista Rolling Stone Brasil, pela sua espontaneidade, precocidade e talento como compositora de canções em inglês e português.
O som de Mallu é fortemente influenciado pelo samba Tropicalista, o MPB, o folk e o rock clássico.
É bastante importante o espaço que Mallu conquistou e continua conquistando na música, sendo influência para novas compositoras e cantoras que possam vir a aparecer e renovando dessa forma, o cenário musical brasileiro. É linda, de maneira grandiosa. Como artista e como mulher.
Apesar de nova (Mallu nasceu em 29 de agosto de 1992), a cantora já é mãe de Luísa, filha de sua união com o cantor Marcelo Camelo, do Los Hermanos.
É a representatividade da mulher na música, como a mulher moderna que trabalha como mãe, trabalha em casa e também segue sua vida profissional da maneira que quiser. Obrigada, Mallu!
Lady Gaga
Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu em 28 de março de 1986 em Nova York, e é, sem dúvidas, um dos maiores nomes da música mundial. Não apenas no pop, a artista é o puro significado de pluralidade.
Gaga atua, compõe, é produtora musical, dançarina e principalmente, ativista. Fazendo o uso de seu espaço nos holofotes da atualidade, ela levanta causas como o movimento LGBT, o movimento feminino, entre muitos outros.
Gaga é extremamente criativa e original. Sua persona traz grandes influências de artistas como David Bowie, Madonna e Queen. Além disso, é bastante premiada, com seus 6 Grammys, 13 MTV Video Music Awards, aparições nas listas de "Artistas do Ano" da revista Billboard, Globo de Ouro pela sua participação na série "American Horror Story", entre outros.
Não há sombra de dúvidas de que Lady Gaga é um dos maiores nomes da atual geração, falando em suas músicas, por muitos jovens. A cantora é instrumento de voz de minorias e personifica a representatividade não só da mulher, mas como também de outros grupos da sociedade.
Ainda há muita coisa que precisa ser mudada, ainda há muita luta, ainda existem muitos casos de abuso de diferentes maneiras sofridas por mulheres. Mas o importante é: não se calem. Não tirem o batom vermelho.
Se vistam como quiserem. E seremos nós por nós. Vamos nos cuidar, nos respeitar, nos amar. Sejamos livres. Sejamos independentes. Independentes de abusos emocionais ou físicos, independentes de tabus, independentes de regras, independentes de imposições. Sejamos nós. Seja na música, nas demais artes, nas universidades, dentro das casas, onde quisermos. Mulheres, parabéns pelo dia de hoje e por todos os outros. Eu, Laura Beatriz, digo como mulher e como porta voz da equipe da MADM nessa matéria. Feliz dia,manas!