CENA 3.0 - A (longa) amizade entre a baixada e o rock independente (Parte 1)
Numa dessas “andanças e conversanças” no meio dessa cena independente, meu amigo Maicon Martins, um dos organizadores do Sunday Rock/Semana do Rock de Mesquita, me contou sobre a looooonga relação de amor entre a baixada fluminense e o underground.
Vamos falar do período entre 2001 e 2007. Durante essa época, rolava o festival Passarela do Rock, que reunia entre 1500 a 3000 pessoas por domingo! Você não leu errado, essa era a quantidade de pessoas se reuniam nesse festival incrível de Mesquita. Uma história de resistência, já que não tinha nenhum auxílio do poder público e o palco era a caçamba de um caminhão. 1500 a 3000 pessoas que se reuniam para simplesmente ouvir e curtir o rock.
Em 2007, o evento chegou ao fim. Infelizmente. São ciclos e chegou uma nova época. Surgiram vários eventos ao redor da região e vou citar alguns deles:
Floresta do Sono - Nova Iguaçu
Rock no BF – Mesquita
Rock na Feira - Mesquita
Festival Semana do Rock - Mesquita
Cine Rock - Nova Iguaçu
Cineclube Buraco do Getúlio - Nova Iguaçu (As atrações musicais sempre foram relacionadas ao rock)
Sunday Rock - Nilópolis/Mesquita
O Sunday Rock, que eu tive a oportunidade de realizar a cobertura fotográfica na edição passada, me faz entender o quanto a baixada e o rock são complementares. A galera vai, se diverte, ouve rock e as bandas saem felizes do palco. Essa é a essência.
Espero que um pouco dessa história que contei sirva de inspiração. Essa é apenas a primeira parte da história do casal Baixada + Rock.
P.s1: Quem quiser saber mais sobre o Passarela do Rock, tem um doc disponível no YouTube
P.s.2: Maicon Martins, muito obrigada por me contar sobre essa história incrível e por me ajudar nessa pesquisa.