#PapoIndependente: Levianos Desmemoriados
“Viver talvez exija um pouco mais
Do que sentar e ver a vida passar...”
É com essa bela reflexão que anuncio que a banda escolhida para a coluna de hoje é a Levianos Desmemoriados.
Com pouco tempo de vida, (desde 2014, porém com uma longa pausa pra gravação do ep neste ano de 2017) a banda que é formada por Rafael Joe na voz e guitarra, Felipe DDD no baixo, Céu Gutt na bateria e Wilkerson Araújo no teclado, traz principalmente influências do hard rock e do rock nacional pegando ali uma época dos anos 70 e 80 trazendo de volta aquela sonoridade que talvez nem seja tão comum entre as bandas novas do cenário atual.
A banda, que já pisou em palcos importantes da cena como Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, Teatro Rival Petrobras, Arena Dicró e Lona Cultural Jacob do Bandolim, lançou seu primeiro EP intitulado "Pensar em Tudo Que Fiz" que foi produzido pelo grande produtor Lisciel no estúdio ForestLab em Petrópolis na região serrana do Rio de Janeiro, com participação especial do grande guitarrista e amigo Fábio Calasans (banda Purano) em junho de 2017. Como o próprio nome sugere, “Pensar em Tudo Que Fiz” nos convida a uma reflexão sobre a vida e o tempo, e é justamente nessa reflexão que a banda investe, e faz isso com uma certa autoridade sobre o assunto. A seguir, analisarei um pouco as músicas do EP:
"Pense nos seus filhos
Eles podem não puxar o pai" - trecho de "Filhos da Revolta"
Essa música eu interpreto de modo que se fala dos absurdos impostos pelas autoridades ao nos pedirem o bom senso quando tentam mostrar um caráter camuflado por assim dizer, mas tudo o que conseguem são criar novos frustados e revoltados com a própria pátria.
"Viver talvez exija um pouco mais
Do que sentar e ver a vida passar..." - trecho de "Pensar Em Tudo Que Fiz"
Essa é a faixa 2 do ep, e é visto como uma pessoa que reflete sobre as coisas feitas até determinado momento de sua vida e abordando o tempo, como ele seria se fosse diferente, uma reflexão muito bonita e é a principal música de trabalho da banda.
"...Que realmente não se importa
se eu saio pela porta sem hora pra voltar" - trecho de "Rotina"
Essa fala sobre o cotidiano de um casal, abordando o falso desgaste de um relacionamento, muito comum em relações longínquas, muito boa essa abordagem e vale a pena dá o play, e renovar o casamento ao som da Levianos hahahaha.
"E só realça a dor e a depressão
Vem desbotando a tua emoção" - trecho de "Tela"
De forma bastante reflexiva, analisa a forma como alguém lida com suas frustrações e culpas. Com uma sonoridade bem característica de época, eu gostei bastante e... hum, é uma faixa muito gostosa!
"Vamos viver o agora
Tudo é questão de tempo" - trecho de "Questão de Tempo"
Essa música fala das mudanças que o tempo traz, e nos lembra que é preciso viver intensamente a cada momento.
"Aprofundar ideias
é buscar a verdade..." - trecho de "Pés Descalços"
Uma faixa que aborda as questões de preconceito e opressão por parte de um sistema padronizado. Muito interessante esta faixa!
Vou arriscar e falar um pouco além sobre essa banda que tem um som bastante gostoso de se ouvir, pois tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente e firmar uma amizade,e então acho que tenho essa liberdade (#rsrs). Pois bem, um assunto extra banda muito maneiro é que esse incrível grupo é de uma carisma muito legal, e o vocalista e a baterista são um casal, então é super maneiro citar isso, pois a banda é em família, e os demais membros são completamente conectados, criando uma verdadeira família, talvez o certo a dizer seja: família Levianos, ao invés de banda Levianos.
Vale reforçar que o EP "Pensar em Tudo Que Fiz" está no spotify, corre pra ouvir que ta muito legal! Se liga no trabalho da banda clicando aqui!