CENA 3.1 - O Underground nunca foi amador!
Olha eu aqui mais uma vez! E parece que eu só sei reclamar... Vamos falar de amadorismo musical!!!
Como já falei antes, cada dia mais reclama de como a cena está morrendo e de como está fraca e inexpressiva! Recebi uma mensagem de um amigo (músico diga-se de passagem), que dizia lago sobre ... “Cara, você tem que entender que com o mundo digital não existe espaço para amadorismo e assim a cena perdeu espaço” ... Então crianças eu fiquei algumas noites divagando em pensamentos, riffs e guloseimas musicais, chegando a um ponto de vista que eu nunca havia colocado em pauta:
Quem foi o IGNORANTE que disse que underground é lugar de amadorismo?
Eu não gosto de chamar de amador uma pessoa que troca todo o seu tempo livre em ensaios, trabalho duro e pouco (quase sempre nenhum) dinheiro. Quem faz arte não faz só para si, mas leva o fardo de entreter os outros!!! Se o artista não toca para estádios lotados, não trabalha em estúdios gravando a música dos outros, não faz apresentação na TV ou não tem um puto no bolso, não diz se ele é amador e sim que ele é músico e precisa de respeito em seu trabalho.
Não vou usar bandas como exemplo, mas o amadorismo musical é muito mais complicado que simplesmente o cara que não faz sucesso.
Bandas e artistas amadores estão dentro de uma bolha de que envergonha toda uma classe e nos remetem aos antigos rótulos “Música é coisa de vagabundo”, essa esfera é cheia de “Eu sou foda”, “Ninguém aqui toca como eu”, “É só copiar do cara da gringa”, “Eu não preciso estudar... Já nasci com o dom”... E esses meus amigos, são os verdadeiros amadores e a pior parte é que eles não representam nem 1% na categoria de músicos.
Quando for falar que o underground é amador lembre-se que todos os teus ídolos do rock inglês, todos os grandes do rock californiano, todas as bandas de new metal que você pega R$300,00 no ingresso e todos os malucos que fizeram do rock o embaixador da luta por direitos foram underground um dia... E muitos deles preferem ainda estar por baixo do mainstream, mas sempre seguindo teus próprios ideais!
Um beijo no coração de vocês e um pouco de Rise Against para vocês não me xingarem! (Ou me xingarem pra C@R@!#0)