top of page

#PapoIndependente: Jerry Matarazzo


" Menina, você entrou na minha vida pra ficar

E foi conquistando o meu coração"

Olá galera! Tudo bem? Ainda estão na ressaca de MADM Fest? Foi lindo não é mesmo? E pelo visto teremos aqui hoje na coluna uma das bandas que marcou presença assistindo ao nosso evento. É, hoje vamos falar da Jerry Matarazzo. Bandaça!

Créditos da foto: Daryan Dornelles

A Jerry Matarazzo é uma banda luso-brasileira do Rio de Janeiro que surgiu em 2013 reunindo o baterista Gonçalo Jorge, o baixista Anderson Mendonça, o vocalista Thiago Maia e o guitarrista Paulinho Filho. 4 integrantes com diversas influências musicais, como o pop, o rock clássico, o reggae, o soul, e o samba. Em 2016 a banda terminou de gravar o álbum no estúdio Casa do Mato (Rio de Janeiro) com o produtor Marcelo Sussekind, contando também com a co-produção de Roberto Lly e Sérgio Villarim e masterizado no Estúdio Magic Master por Ricardo Garcia. O álbum conta com 10 músicas e uma delas (faixa “Ela”) com a participação de Mr. Catra.

O lado lusitano vem do músico e arquiteto Gonçalo Jorge, nascido em Lisboa, Portugal. Sua trajetória musical começou em 2000, quando se reuniu com alguns amigos para montar a banda “Skalibans”, que gravou 2 álbuns, e se destacou várias vezes em Portugal, chegando a ser número 1 na Rádio Best Rock FM (muito popular em Portugal), e a fazer parte da trilha sonora de algumas novelas.

Em 2009, Gonçalo Jorge conheceu a banda “Paramore” em Paris e a vocalista “Hayley Williams”, inclusive, ouviu e fez citações à Skalibans no site da Paramore. Mais tarde, o baterista passou a ingressar o time da marca“Truth Custom Drums”, do qual a Paramore também fazia parte. Atualmente, Gonçalo é endorsee da mesma. Em 2011 Gonçalo deixa a Skalibans e chega ao Brasil à procura de novas oportunidades profissionais devido à crise econômica que o seu país ainda atravessa e conhece Anderson Mendonça, que o convida para fazer parte na banda “Vert”, que já contava com Thiago Maia e, posteriormente, Paulinho Fillho. Após o término das atividades da banda Vert, os quatro voltariam a se encontrar para finalmente formar a Jerry Matarazzo. Anderson Mendonça é carioca, músico, escritor e formado em Análise de Sistemas. Sua trajetória musical começou bem jovem, aos 17 anos, compondo músicas e jingles para cantores de funk e rádios na década de 90. Em 2006 formou a banda “3AT”, com um grupo de amigos que se reuniam para tocar covers de “Legião Urbana”. A partir disso, dentre vários outros projetos, destaca-se a participação na banda “Sociedade RJ” que gravou em 2008 um EP no saudoso estúdio Hawaii, no Rio de Janeiro, e na Banda Vert, onde conheceu Gonçalo Jorge e Thiago Maia. Thiago Maia também é carioca e já trabalhou em diversas atividades, mas há 10 anos vive da música, com sua voz rouca, tocando em bares e eventos particulares na cidade. Aos 12 anos, a mãe e avó de Thiago deram a ele seu primeiro violão, e foi nesse violão que ele compôs sua primeira canção, aos 14 anos, chamada “Pode até ser”, e sua primeira apresentação como cantor foi no palco da quadra da Escola de Samba Portela, no Rio de Janeiro. Devido as suas diversas influências musicais, ele tocou em diversas bandas desde então, e chegou a pensar em fazer carreira solo, gravar um álbum com suas composições, mas tudo mudou depois que um anúncio no Facebook o motivou e assim nasceu a banda Vert. Nascido em São Paulo, Paulinho Fillho é músico, produtor e videomaker. Também ingressou na música bem jovem, aos 16 anos, quando pegou seu primeiro instrumento, um violão velho e surrado, e começou a aprender os primeiros acordes. Apenas um ano depois surgiria a primeira banda, “Devagens”, que montou com alguns amigos para tocar clássicos do rock. A partir dali, não parou mais e passou por várias bandas, dentre elas a “Insight”, que ficou na ativa entre 2004 e 2011, com relativo destaque nos concursos de banda do circuito do Rio de Janeiro, uma rápida passagem pela banda “Mobile Drink” em 2012, e a banda “Os Jhones”, com seu amigo Bruno Netto, acumulando pela primeira vez as funções de músico e produtor. Pouco antes de se tornar um “Matarazzo”, como guitarrista, integrou rapidamente a banda Vert, onde conheceu Gonçalo Jorge e Anderson Mendonça, e o vocalista Thiago Maia já era seu amigo de longa data.

Curiosidades...

Em 2016 a banda assinou contrato com a Rede Globo para participar no programa Superstar e iria entrar ao vivo na última eliminatória da primeira fase do programa mas devido a uma alteração no cronograma todas as bandas que iriam participar dessa última fase tiveram que ficar de fora.

Mídia...

A Jerry Matarazzo lançou o primeiro álbum dia 31 de março deste ano, juntamente com o single e videoclipe da faixa "Menina". Segundo informações sobre a banda, já está sendo preparado material novo.

Por que o nome "Jerry Matarazzo"?

Bom, como já foi citado, surgiu através de ex-membros da banda Vert (2009 - 2012). Logo após se desfazer a banda Vert, eles se juntaram com a proposta um pouco mais ambiciosa, voltada pro autoral. Veja o que Anderson me disse em uma entrevista exclusiva pra MADM:

Eu: Fala Anderson, beleza?

Anderson: Beleza!

Eu: Brother, por que o nome "Jerry Matarazzo"?

Anderson: Então Charles, vou te contar. Lá no começo da banda, todo mundo era integrante da banda Vert. Rolou até 2012 mais ou menos, e quando a banda se desfez, a gente se juntou e decidiu fazer algo mais ambicioso, voltado pro autoral. A gente combinou isso mas não tinha nome.

Eu: Interessante!

Anderson: Logo depois, o nosso vocalista,Thiago Maia, chamou a gente pra ir a casa dele, que ia rolar um churrasco e tals, Chegando lá estava o pai dele, o Jerry Miranda. O cara é um daqueles bohemios de Madureira que contam varias histórias, e nos contou sobre seus perfis na internet, das namoradas que ele tinha no orkut, e etc. Ele sempre se apresentava na internet, nos chats, como "Jerry Matarazzo", como se fosse um membro pobre de uma família rica, que era da família negra dos "Matarazzos" aqui no Rio de Janeiro, entre outras aventuras que ele nos contava.

Eu: Gostando muito dessa história. Uma das melhores que já ouvi aqui na coluna.

Anderson: Logo depois a gente marcou uma reunião pra gente definir os primeiros passos, e entre os primeiros passos a gente queria um nome que a gente tivesse certeza que fosse inédito...

Eu: Sim.

Anderson: ... E que a gente soubesse que se procurassem na internet só iriam encontrar a gente, e que soasse bem sonoramente né?

Eu: Pois é!

Anderson: E conversando chegamos a conclusão que o nome "Jerry Matarazzo" era um nome que ouvimos bastante no dia que ficamos na casa do Thiago, que seria um nome adequado pra banda. E acabou ficando.

Eu: O pai do Thiago que acabou criando o nome né? Hahaha...

Anderson: A figura do "Jerry Matarazzo" em si não existe, ele é um personagem que o pai do Thiago acabou criando sem querer, pois é! E interessante que esta iniciativa partiu de mim, e não do Thiago, que inicialmente relutou com isso.

Eu: Muito obrigado Anderson pelas informações. Sucesso com a banda irmão!

Anderson: Valeu!

Então, isso é tudo pessoal! Conheça a Jerry Matarazzo, e até a próxima!

Gostou? Então siga a banda nas redes sociais!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page