#PapoIndependente: Velho Moço
"Nada no mundo
Nos faz mais feliz que o amor
Meu bem..."
E aí galera! Feliz dia do músico pra todos os músicos deste Brasel. Uhuuul, hoje é nosso dia! E por conta disso essa coluna maravilhosa não saiu ontem, deixamos pra hoje! E com uma belíssima banda por sinal: Velho Moço. Além disso, resolvi falar um pouco do nosso dia lindo também. Só confere!
Banda Velho Moço
Com referências que vão de George Harrison a Jorge Ben, a Velhomoço chega pra buscar seu lugar ao sol na cena independente nacional. O quarteto formado por André Prueza nos vocais e guitarras base, Viny Onety na bateria, Paulo Grua nas guitarras e Junior Gigante no contrabaixo, faz com que a banda carioca funcione com um indie rock temperado de brasilidade, com melodias simples, bons refrões em composições que falam de um cotidiano comum a qualquer cidadão tupiniquim.
A banda teve início no ano de 2016 e já em 2017 apresenta seu trabalho no primeiro e homônimo EP, trazendo cinco canções carregadas de reflexão e otimismo num conceito musical simplista por vezes relembrando a jovem guarda e defendo o bom e velho rock'n roll.
Ouvir Velhomoço é tomar um bom fôlego dos ares da nova escola do rock nacional e ao mesmo tempo regressar com nostalgia a melodias e arranjos que provavelmente te trarão boas lembranças. Dificilmente você não se identificará com pelo menos uma das canções da banda, e não duvide disso heim rapaz!
Ouvindo as músicas da banda, pude notar uma vibe tão gostosa, que decidi pegar o EP e falar um pouco dele:
Mais um José – faixa 1
Essa faixa fala da rotina de luta de todo brasileiro trabalhador, e fala que encaramos a vida logo cedo, veja no trecho que diz:
“Raiou o dia, e mais uma guerra, mais um leão que lá fora espera...” Vale muito a pena refletir com essa linda faixa.
Veja Bem – faixa 2
Essa faixa pelo que entendi está tentando mostrar pra alguém como que a vida é, e que a dor e o amor são coisas necessárias.
“Nada no mundo nos faz mais feliz que o amor, meu bem, meu bem. Nada que o mundo nos faça de mal durará pra sempre meu bem”
Faz parte – faixa 3
Essa faixa retrata sobre as incertezas da vida, mas que faz parte da estrada de todo ser humano, não é mesmo?
“E se ela for embora? Olha que homem também chora...”
Será – faixa 4
Essa faixa é aquela que todos deveriam ouvir! Nela pode-se notar um sentimento de “lutar sempre!”. Veja o refrão em controversia que diz: “E eu gritando em silêncio, me perco no tempo sem ninguém me ouvir... E não aguento ser refém do arrependimento pelo que não fiz” . Da hora, não é mesmo? Pois é, nunca deixe de tentar, pois o arrependimento de não ter feito é pior do que a derrota, então nunca pense em não ir, em não saber, em não viver. Se você quer fazer a sua história, você precisa escrevê-la. Então essa música retrata bem esse sentimento. Será que vale a pena? Sim, sempre vale a pena se expor! E como na própria música diz, se temos uma chance em um milhão, então é sinal que temos a chance. Pense nisso!
Perto de você – faixa 5
Essa é aquela faixa bonitinha pra tocar pra crush. Muito gostosa de ouvir e se eu tivesse namorada com certeza iria pegar uma viola e tocar agora mesmo pra ela. Ah, vida corrida, não sobra tempo nem pra dá umas bitocadas. Triste vida... enfim, a banda é muito boa e essa faixa é bem fiel a isso. Nessa faixa diz que nada é igual sem aquela pessoa amada, veja no trecho que diz: “ Caberá a essa canção dizer que tudo sem você fica incompleto e sem sentido...”. Linda!
Galera, galera, saca só! Eu aproveitei e fui atazanar um pouco da vida do vocalista:
Eu: Fala André! Beleza meu brother?
André: Opa! Beleza e contigo?
Eu: De boa! Cara, estou fazendo uma matéria sobre vocês pra MADM e gostaria de saber o porquê do nome da banda. Uma curiosidade, sacas?
André: Beleza! Vou te contar a curiosidade sim. O nome original era Caravelho, devido à termos começado a banda já com mais de 30 anos. Mas aí tivemos um problema com o nome, e aí mudamos pra um que tivesse o mesmo sentido.Tem a ver também com o som que a gente curte. Curtimos um som mais antigo, enfim... é por aí!
Eu: Que irado! O som é bem legal, to curtindo a vera aqui! Parabéns!
André: Pô! Valeu meu mano. Que legal que curtiu. Já estamos na produção do nosso próximo álbum. Se Deus quiser início do ano que vem sai.
Eu: Show! Eu também tô com uns projetinhos aí...
André: Show mano! Quer dizer então que você também é parceiro dessa vida sofrida? Hahaha...
Eu: Sou sim (kkkk). Já tive meus momentos mas pretendo voltar agora pro cenário também.
André: Pow. Que irado mano! E obrigado! O circuito autoral do Rio de Janeiro é bem rígido, e está sendo difícil romper e ter esse acesso. Embora a gente entenda que ser uma banda nova é sempre um fator complicado. Mas tamo aí no corre.
Eu: Sim, é complicado mesmo, mas não pode parar! Um trabalho lindo desses, bicho!
André: Com certeza! Parar jamais! Obrigado mais uma vez meu mano.
Eu: Disponha sempre!
Viu só galera, que demais! Eu sou lindo não é mesmo? Eu não... ops, a banda é linda! Esse som maravilhoso que os caras fazem, bicho! Ah, eu tô até pálido de emoção. Ai, eu tô muito emocionado hoje! Nesse dia do músico, eu resenhei uma linda banda bichoooooow! Ouça Velho Moço e bom apetite musical!
FELIZ DIA DO MÚSICO
Bom, gostaria de deixar uma palavrinha sobre esse dia que deveria ser mais aclamado, e de um reconhecimento maior para nossos músicos que muitas das vezes vende o pouco que tem para ter o seu maior tesouro, a música e seu instrumento. Infelizmente a vida para o músico no Brasil não é muito fácil, então gostaria de deixar a seguinte reflexão para quem estiver lendo: "Valorize! Valorize, algo que é tão bonito e singelo. Valorize!" Feliz dia do músico é o que desejamos todos nós da equipe da Muito Além do Microfone.
Confira mais do trabalho da banda Velho Moço: