top of page

#PapoIndependente: Barba Ruiva


"Com carros, postes

Apartamentos na Avenida Brasil..."

E aí galera! Tudo bom com vosmecês? É, hoje a vibe aqui tá bem gostosa, tá bem relax! Apresento-lhes o trio Barba Ruiva:

Foto promocional do Barba Ruiva

O Barba Ruiva é um trio composto por Aline Vivas (bateria e voz), Leonardo de Castro (baixo e voz) e Rafael Figueira (vocal e guitarra). Marcam presença na cena carioca desde meados dos anos 2000 quando os músicos retornaram ao Brasil, após uma longa residência nos Estados Unidos, com o desejo de compor e escrever poesia, iniciando uma linda jornada pelo autoral.

Com uma sonoridade bastante vintage ao mesmo tempo que moderna, com traços de leveza e também de intensidade, incorporando inspirações que vem do jazz ao psicodélico, do indie ao samba, do rock n’ roll ao seu irmão mais velho, o blues. É uma verdadeira viagem sonora no tempo, pois ora você se sente no passado, e ora no presente, e arrisco dizer que é possível ir para o futuro (por que não?).

Todos eles do grupo são artistas dentro e fora dos palcos, pois também atuam como compositores, escritores, atores e realizadores culturais. Foi em 2009 que veio a primeira gravação demo, dando uma amostra inicial do potencial autoral do trio.

Após apresentar os singles “Sonho do Sonho”, "Filmes" (ambas com video clipe) e “Just Fuck” (que possui lyric video), o Barba Ruiva lança o primeiro álbum homônimo. O álbum, por sua vez, faz um panorama do trabalho em progresso do Barba Ruiva, de 2005 até aqui. O trio selecionou algumas canções que harmonizam com o atual momento da banda, e realizou a gravação em duas etapas: primeiro, no Estúdio Superfuzz, em 2013, com Lisciel Franco, onde registraram bateria, vozes e algumas guitarras. Posteriormente, em 2017, o produtor musical Maurício Negão (Marcelo D2, Frejat) e o produtor executivo Dudu Oliveira colaboraram na regravação, remixagem e masterização das faixas, com a ajuda do técnico de som Pedro Montano, do Estúdio Kultrix, onde foram gravados o baixo e as demais guitarras.

Analisando o álbum de estreia

Faixa 1 – Represento

Nela você pode sentir todos os instrumentos, coisa bem característica do trio. Nesta faixa podemos refletir um pouco com os mistérios da solidão.

Faixa 2 – Notícias

Tão gostosa quanto as demais, nesta faixa você consegue ver um pouco do dia-a-dia de um cidadão injuriado em suas vitórias e derrotas , de uma forma sutil.

Faixa 3 – Just Fuck

Esta faixa que é em inglês, explora o conceito de liberdade sexual e amorosa, enquanto bateria, baixo e guitarra fazem um diálogo psicodélico, entregando referências do rock n’ roll e blues. Esta faixa possui lyric video e versão acústica.

Faixa 4 – Filmes

É uma canção densa e selvagem, que contrasta com a pegada tribal dos instrumentos. Nesta faixa eu consigo viajar num tempo inverso e circular, e me delicio com a frase que diz “Carros, postes, apartamentos na Avenida Brasil”. Esta música possui video clipe.

Faixa 5 – Sonho do Sonho

Faixa que explora a noção do que é real ou não, e mostra o sonhar como uma oportunidade de vivenciar experiências únicas. Faixa que possui video clipe.

Faixa 6 – Portas Abertas

Pare o mundo e se depare com o quão infinito ele pode ser. Ouça esta faixa e sinta-se livre para apreciar toda beleza da vida. Também consegui enxergar uma faixa de autocrítica construtiva.

Faixa 7 – Engano Padrão

Às vezes é difícil desabafar sobre o nosso mundo opressor a volta. Esta faixa é sobre alguém que está infeliz sobre a sua condição atual e quer desabafar.

Faixa 8 – Praia

Ao mesmo tempo que é uma canção divertida, é uma faixa pra se refletir também, assim como todo álbum. Critica construtiva de maneira descontraída, sensacional!

Faixa 9 – Just Fuck (acústica)

O álbum é finalizado com a versão acústica da faixa 3.

O por quê do nome "Barba Ruiva"?

Sobre o nome do trio ser "Barba Ruiva", eu como venho fazendo aqui de costume, fui atazanar a vida dos caras:

Eu: Fala brother! Beleza?

Rafael: Beleza!

Eu: Então Rafael, por que o trio leva esse nome?

Rafael: O nome da banda foi uma coisa meio que de supetão. A gente vinha procurando por nome há muito tempo e certo dia eu reparei que a minha barba tava ruiva e eu comecei a repetir isso: "barba ruiva, barba ruiva". Achamos isso meio sonoro e pegou: Barba Ruiva.

Eu: Irado! Valeu!

É isso galera! Muito obrigado pela carinho e atenção!

Curta,ouça e compartilha:

Que tal conferir ao vivo? APOIE A CENA!

Você pode conferir com a gente (é isso mesmo!). Nosso próximo evento será com esse trio maravilhoso.

Não entendeu ainda? Saca só o anúncio da imagem a seguir ou confira por mais informações do próximo evento onde você poderá encontrar o Barba Ruiva CLICANDO AQUI. Até a próxima pessoal!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page