Posada e o Clã lança novo álbum de estúdio; ouça
Um dos projetos de grande sucesso do underground carioca, Posada e o Clã, lança um disco homônimo e mais maduro, trazendo uma sonoridade cheia de efeitos e jam sessions em misturadas com samba. Lançado pela Sagitta Records, o álbum já está disponível nas plataformas digitais.
A voz da banda é Carlos Posada, pernambucano que mora no Rio de Janeiro e um grande compositor. Já teve suas letras gravadas por Lenine e Duda Brack, que faz participação especial no disco.Com olhar de cronista, Posada se volta ora com lirismo (“Cochilo”) ora com ironia (“Poréns”) para o mundo que o cerca.
“Busco sempre melhorar a forma que escrevo as canções. No disco do Clã, pensei em unir as músicas que dialogam entre si, da mais suave a mais densa. Todas trazendo uma mensagem comum: ‘seguir em frente’”, conta Posada.
O Brasil presente nas canções é um país caótico, de grandes desigualdades sociais e relações pessoais distantes ("Tijolo") e com um sincretismo misturado com memórias ("Conga"). Após o lançamento do primeiro álbum com a banda em 2013 e divulgar o trabalho solo e minimalista "Isabel" (Porangareté, 2016), "Posada e o Clã" é um trabalho mais coletivo e menos centrado na figura de Posada.
“O novo disco foi arranjado, pensado e produzido pela banda. Por isso tem um peso diferente. O que fazemos juntos, é único. Acho que o disco é mais expansivo por isso. Desde da gravação do primeiro disco queríamos isso. Quando as portas se abriram, gravamos”, explica Posada.
A guitarra é de Gabriel Ventura (Ventre), o baixo de Hugo Noguchi (Ventre) e a bateria é de Gabriel Barbosa, do projeto instrumental SLVDR, do qual Noguchi também faz parte.
A produção é de JR Tostoi, que também assina a mixagem, além de contar com toques da banda. O álbum representa uma nova fase na história da Posada e o Clã, com a proposta de um disco de música brasileira que parece pronto para todas as cenas contemporâneas. Ouça clicando aqui.